Caprichar no ponto de venda pode ser o jeito mais eficaz de atrair consumidores
Por Elisa Corrêa
As empresas costumam gastar mais em divulgação do que no ponto de venda, mas esquecem que ele também é uma mídia. E das mais importantes. “A loja é a melhor aliada da empresa, pois consolida a imagem e a atitude da marca”, diz Patrícia Rodrigues, da Vitrina & Cia, especializada em visual merchandising. O ponto de venda precisa atender às expectativas criadas pelo marketing e pela comunicação. É ali que o consumidor se torna o protagonista da propaganda. “É o melhor momento para conquistá-lo, porque ele está com o cartão de crédito no bolso”, diz ela. A pedido de PEGN, Patrícia e Vinícius Cavalcante, também consultor da Vitrina & Cia, deram dicas exclusivas para os leitores.
BOAS IDEIAS
ambientação correta ajuda a vender mais
Cor
Nunca pinte sua loja apenas pelo modismo ou pela beleza: a cor deve ser escolhida respeitando o conceito da marca. O azul, que transmite tranquilidade e harmonia, pode não ser a melhor cor para uma loja de esportes radicais
Piso
Pode-se programar o caminho do cliente na loja usando pisos de cores diferentes. “Mas isso precisa ser feito de forma natural. O cliente não deve perceber que está sendo forçado a fazer um percurso”, diz Cavalcante
O piso determina, para o consumidor, se a loja é cara ou não: quanto menos piso aparente, mais barata a loja
Conforto
“Os consumidores querem ser mimados pelas empresas, não importa a qual tribo pertençam. Esperam entrar na loja e ter água para beber, um sofá onde sentar”, diz Patrícia
Na internet
A loja virtual também é um ponto de venda. Precisa estar comprometida com o conceito da empresa e ter a mesma preocupação da loja física em atrair o consumidor
Multisserviços
As lojas multifuncionais, que agregam serviços, estão em alta. Cafés com internet wi-fi, pequenos bistrôs ou seções de livros fazem o cliente permanecer mais tempo na loja
Vitrine
Evite vitrines cheias de informação. Uma pessoa leva, em média, cinco segundos para decidir se entra na loja e, por isso, a vitrine deve ser objetiva
O vazio é um dos segredos de uma boa vitrine: o espaço livre permite a visualização correta de cada produto. Vitrines abarrotadas são associadas a lojas baratas
Os produtos devem ser expostos em diferentes alturas para criar movimento e atrair o olhar do consumidor
“A vitrine é um vendedor silencioso. Ela tem o poder de tirar o cliente do roteiro e fazê-lo desejar um produto que até então não estava nos seus planos. Por isso, vale a pena investir”, diz Cavalcante
Geralmente não se colocam produtos no chão da vitrine — isso passa a ideia de que não são tão bons como os que estão nos manequins
O poder da vitrine
A inglesa Sophy Doyle, responsável pelas vitrines da Imaginarium, rede catarinense de presentes com 72 lojas no Brasil, diz porque é importante investir na vitrine
PADRONIZAÇÃO
A vitrine é fundamental para padronizar visualmente as franquias. O consumidor precisa saber, logo de cara, que a loja pertence a uma rede
SENSORIAL
É preciso seduzir o cliente. Ele entra na loja pela visão e não pelo raciocínio lógico
CONCEITO
A vitrine é onde se conceitua a marca — é um resumo. Não deve ser sutil e sim óbvia, passar a ideia logo de cara
DESTAQUE
Entre dez lojas desconhecidas, o consumidor entra naquela com a vitrine mais interessante. Por isso, ela deve chamar a atenção, mostrar novidades e ser curiosa
CAPTURA
Vitrines precisam capturar a atenção de quem passa. E, uma vez dentro da loja, é preciso cumprir com a promessa da marca — de nada adianta uma ótima vitrine se o ponto de venda for desestimulante
Iluminação
Cuidado com a intensidade: se a luz é muito forte, o cliente fica impaciente e não permanece na loja; se é muito fraca, ele fica desestimulado
A iluminação deve ser usada para favorecer o produto no cliente. Ninguém vai se sentir mais bonito dentro de um provador com uma luz fluorescente vinda de cima, por exemplo
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
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