sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como atrair clientes na própria loja?

Caprichar no ponto de venda pode ser o jeito mais eficaz de atrair consumidores


Por Elisa Corrêa

As empresas costumam gastar mais em divulgação do que no ponto de venda, mas esquecem que ele também é uma mídia. E das mais importantes. “A loja é a melhor aliada da empresa, pois consolida a imagem e a atitude da marca”, diz Patrícia Rodrigues, da Vitrina & Cia, especializada em visual merchandising. O ponto de venda precisa atender às expectativas criadas pelo marketing e pela comunicação. É ali que o consumidor se torna o protagonista da propaganda. “É o melhor momento para conquistá-lo, porque ele está com o cartão de crédito no bolso”, diz ela. A pedido de PEGN, Patrícia e Vinícius Cavalcante, também consultor da Vitrina & Cia, deram dicas exclusivas para os leitores.

BOAS IDEIAS

ambientação correta ajuda a vender mais

Cor

Nunca pinte sua loja apenas pelo modismo ou pela beleza: a cor deve ser escolhida respeitando o conceito da marca. O azul, que transmite tranquilidade e harmonia, pode não ser a melhor cor para uma loja de esportes radicais

Piso

Pode-se programar o caminho do cliente na loja usando pisos de cores diferentes. “Mas isso precisa ser feito de forma natural. O cliente não deve perceber que está sendo forçado a fazer um percurso”, diz Cavalcante

O piso determina, para o consumidor, se a loja é cara ou não: quanto menos piso aparente, mais barata a loja

Conforto

“Os consumidores querem ser mimados pelas empresas, não importa a qual tribo pertençam. Esperam entrar na loja e ter água para beber, um sofá onde sentar”, diz Patrícia

Na internet

A loja virtual também é um ponto de venda. Precisa estar comprometida com o conceito da empresa e ter a mesma preocupação da loja física em atrair o consumidor

Multisserviços

As lojas multifuncionais, que agregam serviços, estão em alta. Cafés com internet wi-fi, pequenos bistrôs ou seções de livros fazem o cliente permanecer mais tempo na loja

Vitrine

Evite vitrines cheias de informação. Uma pessoa leva, em média, cinco segundos para decidir se entra na loja e, por isso, a vitrine deve ser objetiva

O vazio é um dos segredos de uma boa vitrine: o espaço livre permite a visualização correta de cada produto. Vitrines abarrotadas são associadas a lojas baratas

Os produtos devem ser expostos em diferentes alturas para criar movimento e atrair o olhar do consumidor

“A vitrine é um vendedor silencioso. Ela tem o poder de tirar o cliente do roteiro e fazê-lo desejar um produto que até então não estava nos seus planos. Por isso, vale a pena investir”, diz Cavalcante

Geralmente não se colocam produtos no chão da vitrine — isso passa a ideia de que não são tão bons como os que estão nos manequins

O poder da vitrine


A inglesa Sophy Doyle, responsável pelas vitrines da Imaginarium, rede catarinense de presentes com 72 lojas no Brasil, diz porque é importante investir na vitrine

PADRONIZAÇÃO

A vitrine é fundamental para padronizar visualmente as franquias. O consumidor precisa saber, logo de cara, que a loja pertence a uma rede

SENSORIAL

É preciso seduzir o cliente. Ele entra na loja pela visão e não pelo raciocínio lógico

CONCEITO

A vitrine é onde se conceitua a marca — é um resumo. Não deve ser sutil e sim óbvia, passar a ideia logo de cara

DESTAQUE

Entre dez lojas desconhecidas, o consumidor entra naquela com a vitrine mais interessante. Por isso, ela deve chamar a atenção, mostrar novidades e ser curiosa

CAPTURA

Vitrines precisam capturar a atenção de quem passa. E, uma vez dentro da loja, é preciso cumprir com a promessa da marca — de nada adianta uma ótima vitrine se o ponto de venda for desestimulante

Iluminação

Cuidado com a intensidade: se a luz é muito forte, o cliente fica impaciente e não permanece na loja; se é muito fraca, ele fica desestimulado

A iluminação deve ser usada para favorecer o produto no cliente. Ninguém vai se sentir mais bonito dentro de um provador com uma luz fluorescente vinda de cima, por exemplo

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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