Por Marina Rodrigues de Souza
Nesse meu segundo post, vou contar o que aprendi no segundo módulo do programa. Uma informação que me deixou com o cabelo em pé: visite o seu concorrente! Pesquise, consulte seus preços, veja o que ele tem lá. Notei que o problema não era só comigo, muitas empreendedoras sequer cogitavam a ideia de que é saudável conhecer o concorrente, encarar o “leão”. Mas é importante, sim, saber o que o outro oferece, o que atrai os clientes para a concorrência, os preços que ele pratica.
Outra coisa importante é fazer sempre pesquisas simples com os clientes, saber o que buscam, o que precisam, por que frequentam a sua empresa.
Também aprendi que a contabilidade é o raio X da empresa. É muito importante fazer balancetes mensais, para saber se a empresa deu lucro. Programação de compras é importantíssimo. Se realizo uma compra a mais, sem necessidade, isso pode prejudicar todo o faturamento de um ano.
O marketing deve ser feito de forma consciente, pois uma publicidade pode alavancar ou derrubar o negócio. Comecei a fazer o plano de negócios da empresa. Muito interessante.
Devemos escolher o nosso público-alvo, quem vamos atender e ficar atentas ao foco. Escolha o perfil do cliente, não se pode querer atender a todos. “Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!” Cecilia Meireles.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.