sábado, 20 de março de 2010

1 Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada reúne 800 atletas

Não são os carros os únicos a correr na Avenida Koeller. Diariamente, em diferentes horários, a centenária avenida é tomada por atletas, amadores ou profissionais, que saem para correr diante dos imponentes casarões. A cena se repete em outras muitas vias do Centro Histórico ou de distritos mais afastados de Petrópolis. Dona de um clima considerado muito bom para a prática do esporte, a cidade imperial receberá neste domingo a etapa inicial do 1º Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada. O evento, organizado pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, deverá reunir cerca de 800 competidores. Alguns deles da Pé de Vento, uma das três principais equipes de corrida de longa distância do país, que já revelou talentos como Frank Caldeira, medalhista de ouro no Pan do Rio, em 2007.

A corrida deste domingo começará às 8h, com largada na Avenida Roberto Silveira, em frente ao Petropolitano Futebol Clube. Serão duas provas distintas: 5 km, com uma volta pela Avenida Rio Branco; e 10 km, com duas voltas. A chegada é em frente ao Relógio das Flores. Logo após a corrida dos adultos, haverá uma competição de cem metros para as crianças, na Praça da Liberdade.

O circuito passará por outras nove cidades do interior do estado, entre elas Nova Friburgo, dia 9 de maio. Nesta primeira etapa, será testado um novo sistema de medição de tempo, o RFID (Identificação por Radiofrequência, na sigla em inglês). A tecnologia ainda não foi utilizada em nenhuma prova oficial no Brasil e será implantada pela Allen Informática, firma de Petrópolis. O modelo emprega portais com sensores, que leem os chips implantados na numeração dos atletas. O sistema antigo consistia em tapetes que marcavam o tempo quando pisados pelo corredor.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.