domingo, 28 de março de 2010

Fenaj discute sindicalização de não-diplomados

Lucas Agrela, de São Paulo

A sindicalização de jornalistas sem diploma será debatida amanhã (27/03), durante reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em Brasília. No encontro, os representantes dos 31 sindicatos regionais tomarão uma posição que deverá ser seguida por todos os filiados.

“Reconhecemos a autonomia, mas integramos uma federação. Os sindicatos têm obrigação de se pautarem por ela”, afirmou o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade.

Nesta quinta-feira (25/03), o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul decidiu pela não sindicalização de profissionais sem diploma, mesma posição adotada pelos sindicatos do Espírito Santo e do Amazonas.

“Se nós aceitarmos, estaremos abrindo uma brecha contra a nossa luta de recuperar a necessidade de diploma”, afirmou o presidente do sindicato gaúcho, José Maria Rodrigues Nunes.

Entretanto, outros sindicatos já aceitam profissionais sem diploma, como o de São Paulo e o de Santa Catarina.

O encontro de amanhã também vai discutir a mobilização pela volta da obrigatoriedade do diploma, a prestação de contas de 2009 e o calendário da próxima eleição da Fenaj.

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.