sábado, 20 de março de 2010

Microempresas foram as que mais geraram empregos formais em 2009

As microempresas instaladas em Mato Grosso do Sul obtiveram o maior saldo de empregos gerados em 2009. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Trabalho da Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab), quando se analisa a movimentação do emprego durante o ano passado por tamanho do estabelecimento, verifica-se que os resultados mais expressivos estão concentrados principalmente nas micro e grandes empresas – que ficaram com o segundo melhor resultado.
Somente as microempresas responderam sozinhas pela geração de 13.543 novos postos de trabalho, enquanto as grandes empresas obtiveram saldo líquido de 1.804 postos, o que significa 13,9% em uma comparação com o saldo total de empregos gerados em 2009. O estudo levou em conta microempresas com até quatro vínculos empregatícios e grandes empresas com mais de mil empregados.

A análise estadual verificou também que estabelecimentos situados nas faixas entre 50 a 99 empregados e entre 250 a 499 vínculos contribuíram bastante para o acréscimo do saldo de empregos formais. Estas empresas obtiveram resultados de 283 e 647 empregos gerados, respectivamente.

“O resultado é positivo também para a economia do Estado, porque a ocorrência de muitos microempreendedores no sistema favorece o crescimento do mercado”, avalia o diretor-presidente da Funtrab, Cícero Ávila.

Entre as ações do governo do Estado que incentivam o desenvolvimento dessas microempresas, está a disponibilidade de micro-crédito através do Banco da Gente. O órgão estadual oferece linhas de crédito com juros baixos para microempreededores e atende a população nos Centros de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) em diversos municípios do Estado.

Fonte: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.