Na última semana, uma reunião sobre Segurança Pública foi realizada na Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino, subsede da Acianf - Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo no distrito. Entre associados da Acianf, comerciantes e representantes do Movimento Nova Conselheiro Paulino, o momento também pode contar com as presenças do Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel James Barros, do representante da Guarda Municipal e Posturas de Nova Friburgo, Major Pitaluga, e do presidente do Conseg, Zury Maurer.
A reunião foi iniciada pelo representante do Movimento Nova Conselheiro Paulino, Felipe Ceccon, que na ocasião agradeceu a presença de todos e expôs alguns dos principais problemas de segurança no distrito.
O Comandante James de Barros foi o primeiro a se pronunciar e explicou a falta de efetivo na cidade. Ele ressaltou que esse assunto já foi levado para o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e que uma solução já está sendo estudada. Segundo o comandante da 11ª BPM, Nova Friburgo é uma cidade do interior, com demanda de capital no que diz respeito à criminalidade. “Conselheiro Paulino possui mais de quatro bairros, todos com difícil acesso e com pontos críticos”, afirmou James Barros.
O comandante destacou ainda que, a partir de maio, a população de Conselheiro poderá contar com mais uma viatura. Além disso, tratou da construção de uma unidade – DPO - no distrito, afirmando que, ainda pela falta de efetivo, o trabalho de prevenção tem sido feito através de operações ostensivas nas ruas e através de investigações compartilhadas com a Polícia Civil. “Pedimos cada vez mais que vocês utilizem a denúncia como principal fonte de prevenção”, finalizou.
Em seguida, o presidente do Conseg destacou alguns pontos sobre segurança, enfatizando primeiramente que a cidade está bem servida com o atual comandante: “Ele gosta da nossa cidade e é muito competente. Em pouco tempo conseguiu, com pouco recurso, reduzir o número de homicídios, além de aumentar o número de prisões de assaltantes e meliantes em geral”, afirmou Zury Maurer.
Maurer discorreu ainda sobre ações junto às autoridades, investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança, a necessidade de cobrança e investimento por parte da sociedade organizada, o preocupante alto índice de acidentes na Rodovia Governador Roberto Silveira, a Delegacia Legal e Casa de Custódia e sobre o Monitoramento do trânsito com câmeras.
Sobre o último ponto, o presidente do Conseg destacou que a entidade coloca à disposição da AUTRAN câmeras para monitoramento do trânsito: “Seria interessante se expandíssemos este serviço para polícia militar também, pois contamos com um comodato de uma câmera de altíssima precisão, doada por um de nossos mantenedores. Poderíamos propor a construção de uma unidade de observação dentro do próprio quartel da polícia militar, já que o espaço de lá é bem grande”, concluiu.
O último a se pronunciar foi o Major Pitagula. Segundo ele, ainda nesta semana a guarda municipal voltará a fazer rondas ciclísticas pela cidade e, desta forma, será possível trabalhar em conjunto com a polícia militar de uma maneira mais efetiva, através da troca constante de informações. “A informação é uma arma poderosa contra o crime organizado e pequenos delitos”, finalizou o Major.
A reunião foi encerrada pelo representante do Movimento Nova Conselheiro Paulino, relembrando a importância econômica e social do distrito para Nova Friburgo. Em nome dos moradores e comerciantes locais, deixou o apelo para que as ações discutidas durante a reunião fossem realmente colocadas em prática.
Vale destacar que reuniões como essas são de extrema importância, pois envolve a comunidade na resolução de suas próprias questões.
Para fazer parte do Movimento Nova Conselheiro Paulino ou para participar das reuniões realizadas na Câmara Empresarial, entre em contato pelo número 2527 2410 ou 2522 1145.
Fonte: Informativo Acianf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.