terça-feira, 27 de julho de 2010

Carne vermelha deve ser consumida “ao ponto”

Fonte de proteínas, ferro, vitamina B12 e outros nutrientes, a carne vermelha pode se tornar vilã para a saúde dependendo do modo de preparo. “A carne bem passada aumenta a chance de exposição a substâncias cancerígenas, enquanto a mal passada pode expor a doenças como parasitoses”, afirma Fernando Chueire, nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Já a carne preparada ‘ao ponto’ figura como uma opção saudável para quem não abre mão do alimento na dieta. “Seu consumo não oferece riscos e pode contribuir para uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico e de ferro”, revela Fernando.

Quem gosta do filé bem passado deve redobrar a atenção. De acordo com Osman Gioia, nutrólogo e também membro da ABRAN, a carne torna-se perigosa para a saúde ao passar tempo excessivo em fogo alto, revelando crosta escura na superfície. “Há risco de câncer quando a carne é tostada e parte carbonizada”, afirma. Ele explica que este modo de preparo produz substâncias consideradas um dos mais potentes agentes cancerígenos.

Fernando lembra que “o consumo de carne bem preparada, em quantidades moderadas, evitando temperaturas extremas e utilizando cortes que não contenham gorduras, é opção importante e saudável para a nossa alimentação”. E Osman faz coro, reforçando as vantagens do alimento: “ela contém aminoácidos de alto valor biológico formadores de proteínas e, também, por sua riqueza em ferro”.

(Por Monique dos Anjos)

Fonte: Dieta Nunca Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.