terça-feira, 27 de julho de 2010

Desenvolvimento sustentável nas montanhas brasileiras é tema de evento

Desenvolvimento sustentável nas montanhas brasileiras é tema de evento: As montanhas representam 16,91% do território nacional

As montanhas representam 16,91% do território nacional e desde 2002 é considerado Ponto Focal na Convenção da Biodiversidade Biológica, da qual o Brasil é signatário. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou a Câmara Técnica sobre Ecossistemas de Montanhas e está elaborando o Programa Nacional de Pesquisas e Conservação em Ambientes de Montanhas. Mas apesar da reconhecida importância dos Ecossistemas de Montanhas e das questões sociais, ambientais e econômicas relacionadas à sua exploração, não existem no país grupos de pesquisa focados no seu estudo.

Foi pensando nisso, que a Embrapa Agrobiologia organizou o 1º Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas, que será realizado nos dias 27 e 28 de julho de 2010, em Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, Pesagro-Rio e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Vários países já estabeleceram programas, agências ou institutos de pesquisa para tratar o tema. A Embrapa através do Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA), instalado em Nova Friburgo, propõe com o workshop a elaboração de um documento com as demandas de pesquisa relacionadas aos ambientes de montanhas e principais diretrizes para o estabelecimento de ações em rede, em parceria com instituições de pesquisa e ensino do estado do Rio de Janeiro.

Para a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Adriana Aquino, que atua no NPTA, o debate é importante e oportuno pela possibilidade de reunir vários especialistas e de levantar questões relevantes a serem consideradas para o país. "É importante porque estas palestras podem levar a reflexão de como trabalhar efetivamente a interdisciplinaridade, pela perspectiva da sinalização das medidas a serem tomadas para solucionar as questões levantadas; e para subsídios para eventual articulação de projetos nesse tema", complementa Adriana.

A palestra de abertura do evento será com o Coordenador Científico do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança, professor Jaime Maldonado. O professor é Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

PROGRAMAÇÃO

27 de julho de 2010 - Manhã

Local: Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL)

Rua Fernando Bizzoto, 39, Centro - Nova Friburgo-RJ

08:30 – 09:00 - Abertura

09:00 – 10:00 - Palestra

Por que um Centro de Investigação de Montanha?

Jaime Maldonado – Coordenador Científico do Centro de Investigação de Montanha

Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)

10:00 – 10:30 - Intervalo

10:30 – 11:30 - Mesa Redonda: Desafios da Interdisciplinaridade

Arlindo Philippi Jr. (Professor da USP e Coordenador de Área Interdisciplinar da CAPES);

Maria do Carmo Sobral (Professora da UFPE e Presidente da Câmara de Meio Ambiente e Agrária da Capes)

27 de julho de 2010 – tarde

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Campus Regional – Instituto Politécnico (IPRJ)

Rua Alberto Rangel, s/n°, Vila Nova, Nova Friburgo - RJ

13:30 – 15:30 - Mesa redonda

Estratégias Diferenciadas para o Desenvolvimento da Agricultura em Ambientes de Montanhas.

André César Henriques (Extensionista da Emater-MG); Dejair Lopes de Almeida (Agricultor Orgânico em Bom Jardim - RJ); Rodrigo da Silveira Campos (Analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos).

15:30 – 16:00 - Intervalo

16:00 – 17:00 - Mesa redonda

Uso da Terra e Recursos Hídricos em Ambientes de Montanhas

Rachel Bardy Prado (Pesquisadora da Embrapa Solos); Ana Paula Dias Turetta (Pesquisadora da Embrapa Solos).

28 de julho de 2010

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Campus Regional – Instituto Politécnico (IPRJ)

Rua Alberto Rangel, s/n°, Vila Nova, Nova Friburgo - RJ

08:00 – 09:00 - Palestra

Panorama da biodiversidade de montanhas no Brasil e o cenário da política nacional para esses ecossistemas

Gustavo Martinelli (Pesquisador do Centro Nacional de Conservação da Flora, Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e consultor da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente

09:00– 10:00 - Mesa Redonda

Conservação dos Solos em Ambientes de Montanha

Eduardo Campello (Pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Agrobiologia); Jose Ronaldo Macedo (Pesquisador da Embrapa Solos).

10:00 – 10:15 - Intervalo

10:15 – 12:15 - Mesa redonda

Ambientes de Montanha no Contexto Ecológico, Territorial e das Mudanças Climáticas

Gláucio Marafon (Professor da UERJ e Coordenador do Curso de Geografia); Lena Geisa (Professora da UERJ e Coordenadora do Curso de Biologia); Helvécio De-Polli (Pesquisador aposentado da Embrapa Agrobiologia).

14:00 – 17:00 - Grupos de trabalho e apresentação do documento final

FONTE
Embrapa Agrobiologia
Ana Lucia Ferreira - Jornalista
Agrosoft Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.