sexta-feira, 16 de julho de 2010

Programa irá preparar pequenas empresas para Copa de 2014

Ações desenvolvidas pelo Sebrae irão orientar sobre oportunidades de mercado para os pequenos negócios em cada uma das 12 cidades sede da competição

Simone Guedes, da Agência Sebrae de Notícias

Belo Horizonte - O Sebrae criou um programa para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. As ações beneficiarão empreendimentos dos setores de turismo, cultura, comércio, serviços e artesanato das 12 cidades sede da competição. Na próxima semana, o comitê organizador se reunirá no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho (MG), para discutir o planejamento que norteará a atuação do projeto.

O Programa Nacional para Atuação do Sistema Sebrae na Copa de 2014 tem o objetivo de preparar as micro e pequenas empresas para o grande evento esportivo que o país sediará, orientando os pequenos negócios sobre acesso a mercados, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Em cada cidade sede serão implementadas ações de acordo com a especificidade da região. A atuação será direcionada para a identificação de nichos de mercado, desenvolvimento de estratégias setoriais, articulação de parcerias público-privadas e melhorias na gestão dos negócios, por meio de seminários, palestras, estudos e missões técnicas.

Um dos destaques da programação do encontro será a apresentação do estágio atual do Estudo de Mapeamento de Oportunidades para MPE, que está sendo desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas nas 12 cidades sede da Copa. Esse trabalho se baseia nos investimentos que serão realizados pela Fifa, governos federal, estaduais e municipais e iniciativa privada. As oportunidades para os pequenos negócios de cada uma das regiões estão diretamente relacionados com a previsão de obras e injeção de recursos nas 12 cidades.

Segundo estimativas da Fifa, a realização da Copa de 2014 deverá exigir R$ 55 bilhões em investimentos no país. O evento deverá ainda gerar um fluxo de 600 mil a um milhão de turistas para o Brasil e mobilizar 20 mil profissionais de mídia de 500 veículos de comunicação de todas as partes do mundo.

Os comitês Municipal de Belo Horizonte e Estadual para a Copa do Mundo 2014 vão apresentar suas agendas e planos de trabalho ao Sebrae. Será definida uma agenda comum do Sebrae e instituições parceiras apoiadoras das ações que serão deflagradas, posteriormente, visando a preparação e capacitação das MPE para o grande evento esportivo.


Em MInas Gerais, cerca de 500 micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte serão beneficiadas com o projeto nos próximos três anos.

Entre as ações estão cursos para donos de estabelecimentos do Mercado Central e da Feira dos Produtores (Cidade Nova); criação de minirroteiros turísticos e gastronômicos para a região da Pampulha, Savassi e Santa Tereza; e melhorias na prestação de serviços de bares, restaurantes e meios de hospedagem de Nova Lima.

Também está prevista a organização de uma rede de museus e centros culturais, incluindo o Corredor Cultural da Praça da Liberdade, qualificação de artesãos para a produção de souvenirs, e profissionalização de empreendimentos da Estrada Real que liga Itabirito a Ouro Preto.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.