quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sete cuidados para comprar um terreno com segurança

Terrenos passam por momento de forte valorização, mas fechar um bom negócio exige cautela

São Paulo - Construir a própria casa costuma ser bastante trabalhoso. Por outro lado, é a única forma de a pessoa escolher exatamente a planta, a localização e o acabamento que deseja. Para quem prefere construir a comprar uma casa pronta, a realização do sonho começa com a compra de um terreno, muita vezes localizado em loteamento. No Brasil, adquirir um terreno pode ser também um bom investimento, tendo em vista o potencial de valorização e o aumento da urbanização.

Para garantir um bom negócio, Ciro Schmeil, CEO da Scopel, líder em loteamentos imobiliários no estado de São Paulo, explica que sete cuidados são necessários. "Observados todos esses cuidados, investir em imóveis é seguro em qualquer cenário econômico, e em qualquer tempo", diz Schmeil. Veja como agir abaixo:

1- Verifique o histórico da empresa: O primeiro passo é verificar se a empresa responsável pelo loteamento tem um histórico de bons empreendimentos. Para isso, devem-se pedir referências de loteamentos anteriores e visitá-los.

2 - Conheça os detalhes do empreendimento: É necessário verificar se será um loteamento aberto ou fechado, quando os serviços essenciais estarão instalados e quem irá administrá-los.

3 - Visite o local: É preciso visitar o local para conhecer a infraestrutura das ruas, guias, iluminação e verificar se os lotes estão devidamente demarcados.

4 - Certifique-se da regularidade do empreendimento: No Registro de Imóveis é possível conferir o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), que confere um "Selo de Regularidade de Aprovação" às obras regulares.

5 - Verifique a idoneidade da empresa vendedora: No Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é possível levantar a idoneidade da empresa corretora.

6- Verifique quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida: Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7- Pagamento: Na hora de pagar, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.