terça-feira, 7 de setembro de 2010

Case de Sucesso

FedEx Express: programa de incentivo a cargos gerenciais

Caio Lauer

Um ótimo vendedor nem sempre será um bom gerente comercial. É nessa linha de pensamento que a FedEx Express, uma das maiores empresas de transporte expresso de correspondência e objetos, aplica em seu colaboradores um processo de gestão para vagas de gerência chamado Programa Maestro. A intenção é incentivar, mas também preparar seus colaboradores para a escolha certa quando a questão é galgar novos patamares na companhia.

A empresa possui uma política de promoção interna e quando surge uma vaga para gerência, ela sempre é aberta internamente. O Maestro, que é aplicado em toda América latina e Caribe, foi lançado em junho de 2002 e já formou 85 gerentes. Especificamente no Brasil, 200 funcionários iniciaram o programa. “A FedEx dos Estados Unidos já usava um modelo semelhante e foi reinventado um modelo para a América Latina e Caribe. O Programa americano era muito específico para os nativos do país e foi feito um aculturamento para os países latinos”, explica Eduardo Mezei, gerente de Recursos Humanos da FedEx Express para América Latina e Caribe.

O Programa surgiu da necessidade de ter certeza de que as pessoas que se apresentam a cargos de liderança tenham o entendimento do que é esse posto de gerência e o que é esperado desses colaboradores em relação à vaga. “Todos pensam que assumir um cargo de liderança significa ganhar muito mais, ter um carro da empresa e trabalhar muito menos. Não é bem assim, então o objetivo do programa é ter a certeza de que os funcionários entendam o que é ser um gestor dentro da FedEx e, realmente, avaliar as coisas boas e o que pode impactar negativamente na vida por não estar preparado para tal”, opina.

Aberto para qualquer funcionário, o programa tem todo o engajamento do processo de liderança. A primeira etapa, chamada de “M Classes”, consiste em passar pela aplicação de um curso aplicado por um diretor ou senior manager, com duração de um dia, aos sábados, que tem o propósito de introduzir a idéia do programa como um todo. “É destinado para qualquer funcionário que tenha vontade de se tornar gerente, pode ser um agente de call center ou alguém da contabilidade, por exemplo”, esclarece o gerente de RH. Ele explica que neste dia, os candidatos apontam os cinco aspectos bons e ruins de serem líderes e são trabalhadas questões subjetivas também.

Após esta data com diretores da empresa, o colaborador sai com a certeza de pleitear ao cargo de gerência ou se quer apenas ser o que é chamado na FedEx de “Professional” – nível gerencial, porém não atuante na gestão de nenhuma equipe. No Maestro, são cinco as proficiências exigidas dos colaboradores: Comunicação Efetiva, Liderança, Foco no Cliente, Pensamento no Negócio e Capacidade Analítica.

Para ser um bom gestor, o profissional precisa se comunicar de uma forma efetiva, tanto verbal como oral – fazer reuniões com grupos de trabalho e resolver conflitos, por exemplo. Em segundo, é necessário saber como gerenciar a liderança e como fazer o nominado “walk the talk”, popularmente conhecido como o “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”.

O Foco no Cliente é primordial para FedEx e por ser uma empresa de serviços, busca surpreendê-lo em todo momento. Já no Pensamento no Negócio, é passado para o funcionário que não adianta ele entender do negócio da organização, caso não saiba as estratégias e não esteja engajado e alinhado com as ações da empresa. Por último, a Capacidade Analítica do gerente: ter habilidades com números e gráficos. Eduardo Mezei aponta que tudo isso foi incorporado ao processo do Programa Maestro para assegurar que a pessoa que está subindo para uma posição terá estas cinco proficiências muito bem trabalhadas.

A última fase do programa é o chamado PLA, que funciona como uma avaliação 360 graus. O candidato escolhe de cinco a seis pessoas que tem contato, de todos os níveis hierárquicos, e são aplicadas questões das mais variadas (em relação à colaboração com o grupo, prazos e comportamento) nesses profissionais selecionados. “É um modelo de feedback anônimo à respeito do candidato à gestor”, cita Eduardo Mezei. Para ele, isso é importante como auxílio no processo de seleção, pois quando for feita a avaliação, o RH terá a opinião de quem já atuou com o candidato e o que pensam sobre ele na questão profissional.

Segundo idioma

Por ser uma multinacional, o domínio da língua inglesa é muito importante para a FedEx. Por isso, foi incluído no processo de seleção do Maestro, uma prova de inglês chamada TOEIC (Test of English for International Communication). “Se um dia essa pessoa precisar ir para uma filial nossa em Miami fazer uma reunião, é necessário dominar a língua”, exemplifica Mezei. Ele diz que essa etapa não é uma questão de corte, mas ajuda bastante na decisão dos selecionados porque o inglês é algo muito importante para a empresa.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

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