quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cresce número de 'coroas' conectados na internet, diz Pnad

RIO - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrou que o interesse do brasileiro pela internet aumentou em 2009. O uso da internet cresceu para todas as faixas etárias, mas foi ainda mais expressivo entre os maiores de 50 anos, parcela da população que em grande parte ainda tem pouca intimidade com a web.

Em relação a 2005, os "coroas" tiveram um aumento de 148,3% no uso da rede. Apesar do crescimento, ainda são proporcionalmente poucos os que a utilizam. Do total de maiores de 50, apenas 15,2% usavam a internet, taxa que é superior aos 11,2%, de 2008, o que segundo o IBGE pode ser explicado pela crescente necessidade de uso da web imposta pelo mercado de trabalho. Entre adolescentes de 15 a 17 anos, a penetração da internet é tão grande que 71,1% a utilizam.

Entre 2008 e 2009, As mulheres "coroas" foram as que demonstram mais sede pela web. O uso da rede por mulheres nessa faixa etária experimentou um crescimento de 46,1% frente a 2008. Entre os homens, de mesma idade, o incremento ficou em 35,5%.

O Brasil contabilizava, em todas as faixa etárias, 67,9 milhões de pessoas que utilizavam internet. O número de usuários de internet mais que duplicou em relação a 2005 (31,9 milhões). Segundo Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad, o barateamento da internet e o aumento da renda dos usuários têm relação direta com esse incremento. - O aumento da renda tem impacto direto no consumo de todos os bens - afirmou.

Todas as regiões pesquisadas mostraram aumento do uso da internet. Na região Sudeste, quase metade da população usava internet (48,1%). Já as regiões Norte e Nordeste concentravam a menor proporção de usuários da rede (34,3%) e (30,2%), respectivamente.

No país, 20,3 milhões de domicílios tinham microcomputador, sendo que 16 milhões dispunham de acesso à internet.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.