terça-feira, 7 de setembro de 2010

Encontro de Ex-Alunos no 60º ano do Colégio da Fundação

‘Banda na Praça’ com Concerto da Campesina e visita do prefeito ao Centro de Memória: duas recepções
especiais ao grupo que todo ano retorna à cidade

Enquanto os sempre entusiasmados integrantes do grupo chegavam à noite do último sábado, 04, para mais um de seus encontros anuais, ao longo dos mais de 20 anos, a recepção aos mesmos era ao som de música, na praça Getúlio Vargas. O concerto especial do projeto cultural ‘Banda na Praça’, com a Campesina Friburguense, foi dedicado pela Prefeitura/Secretaria de Cultura em homenagem aos ex-alunos no 60º aniversário do Ginásio/Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas, extinto desde 1977, mas que continua reunindo seus remanescentes, todos os anos, para o desfile de 7 de setembro em Nova Friburgo.

Além disso, a participação do prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello, na visita ao Centro de Memória do G/CNF, no domingo, 05, nas dependências do antigo educandário, foi outro momento especial.

Sob a regência do maestro Marcus Almeida, a Campesina fez sua apresentação no projeto cultural, próximo ao coreto da Getúlio Vargas, um sábado antes do dia geralmente agendado para o concerto ‘Banda na Praça’, uma vez que a agremiação musical tem viagem agendada para a Alemanha na próxima semana. Tendo a antecipação do concerto coincidido com o Encontro Anual dos Ex-Alunos, optou-se pela homenagem.

Além da boa música, em clima agradável de noite pré-primaveril, com muita emoção e descontração, o concerto contou ainda com uma surpresa: na platéia do espetáculo, a trovadora Elisabeth Souza Cruz se inspirou e compôs uma trova especial alusiva aos ex-alunos e ao Colégio: “A história da Fundação,// pelo ensino pioneiro,// é um marco da Educação// no cenário brasileiro”.//, para enorme satisfação de ex-alunos presentes, a exemplo do presidente Fernão Gondin, Maria Alice Antunes, Leandro Erthal, Mario Capelutto, Jayme Baltazar, entre outros.

Caneta de presente

Ao lado ainda de outros ex-alunos, como Jayme Baltazar Magalhães, também um dos seis ex-presidentes da Associação de Ex-Alunos; do veterano professor Joaquim Trotta e, ainda, da secretaria executiva Açocê Rosa, o prefeito encontrou um grande amigo, o médico Walther Soares da Cunha, acompanhado dos filhos - também ex-alunos - na visita como parte da programação oficial do Encontrão deste ano, que se estende pelo feriadão da Independência, tendo como ponto alto o desfile de 7 de setembro, na avenida Alberto Braune.

Enquanto visitava o museu, o secretário Braulio fez questão ainda de adquirir um exemplar da caneta comemorativa ao 60º ano e, juntamente com os diretores da AEX, presenteou o prefeito, como registro de sua passagem pelo Centro de Memória.

Localizado na praça do Canhão - peça instalada na parte exterior do museu, o qual faz parte da historia dos ex-alunos como um marco de resistência - o Centro de Memória foi inaugurado há exatos dez anos, em 1990, nas comemorações do Cinquentenário do G/CNF.

Uma placa à sua entrada, no entanto, registra a data de fundação da entidade (28 de novembro de 1987) assinalando assim que, há mais de 23 anos, se mantém vivos os ideais do estabelecimento de ensino, que mesmo fechado há 33 anos, ainda proporciona a mágica da amizade duradoura de centenas de seus ex-alunos.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.