quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escoteiros visitam Parque Municipal

Secretário de Ordem Urbana recepciona grupos de Arraial do Cabo e Nova Friburgo e tem planos para
disseminar o movimento no combate à violência

Na manhã da última segunda-feira, 06 - véspera do feriado pelo Dia da Independência e da Pátria - o Parque Municipal Juarez Frotté foi palco da cerimônia escoteira de hasteamento de bandeiras. Era apenas o início de um dia inteiro de atividades junto à natureza, naquela área de propriedade do Município.

Aproximadamente 70 crianças e jovens de dois grupos escoteiros participaram das atividades no Parque Municipal, no bairro Cascatinha, onde inclusive foi instalada recentemente a 2ª Companhia de Polícia Florestal do 23º Batalhão Florestal da Polícia Militar. A cerimônia foi iniciada, e logo em seguida, contou com as boas vindas do Secretario municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, em nome da Municipalidade.

O comandante da Guarda Municipal e subsecretário de Ordem Urbana, André Luis Santos - que foi escoteiro - também falou ao grupo, lembrando que há 35 anos, fizera sua promessa escoteira, tendo permanecido no movimento por mais de uma década. Atualmente intitulado “antigo escoteiro”, o Subsecretário lembrou ainda da importância do movimento na formação da boa índole dos jovens e afirmou que o movimento escoteiro é, e sempre foi, parceiro da segurança pública e da juventude, graças a este trabalho.

Idéia de exposição

Os escoteiros visitantes, todos do 68º Grupo Escoteiro–Raymundo Ottony de Castro Maya, sediado em Arraial do Cabo, foram acompanhados por todo o dia por seus companheiros do Grupo Escoteiro de Nova Friburgo, o 40º GE - Colégio Anchieta, que funciona nas dependências daquele educandário jesuíta e tem suas reuniões semanais, aos sábados, de 15h às 17h.

O subsecretário afirmou também que faz parte dos planos da Secretaria de Ordem Urbana incentivar o movimento escoteiro em Nova Friburgo, como forma de oferecer aos jovens, tanto uma opção de lazer e educação em vários aspectos, quanto como forma de tirá-los da rota das drogas e da violência.

Como um dos primeiros passos neste sentido, já foram estabelecidos contatos com o Museu Escoteiro, sediado no Rio, solicitando que coloque seu acervo à disposição da Secretaria Municipal de Cultura, para que seja realizada em Nova Friburgo uma exposição sobre o escotismo e seus 100 anos no Brasil.

Lembrando que qualquer jovem adolescente (de ambos os sexos) pode fazer parte do escotismo, a partir dos sete anos de idade. Mais informações podem ser obtidas na sede do Grupo Escoteiro Anchieta, aos sábados (15h às 17 horas) ou ainda pelo site: www.escoteiros.org.br

Centenário no Brasil

O movimento escoteiro completa, neste ano de 2010, seu centenário no Brasil, sendo um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na ‘Promessa e na Lei escoteira’ e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Idealizado pelo militar inglês Lord Baden Powell, que foi General do Exercito Britânico e recebeu a distinção de Cavalheiro do Império Britânico - passando por isso a ser conhecido como Sir Baden Powell - desde 1907, ano de sua criação, o movimento já contabilizou mais de 500 milhões de pessoas, transformando-o na maior ONG do mundo, e hoje, presente em 216 países e territórios, com um total de 29 milhões de participantes.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.