terça-feira, 7 de setembro de 2010

Programa de trainee: ótima oportunidade para os jovens!

Maiara Tortorette

Milhares de jovens se formam todos os anos em diferentes cursos e instituições na busca da sonhada oportunidade no mundo corporativo. O mercado, por sua vez, necessita cada vez mais de profissionais qualificados para ocupar cargos estratégicos dentro das organizações. É neste contexto que os programas de trainee, abertos em sua maioria nesta época do ano, se tornam cada vez mais importantes para os jovens e para as empresas.

Jovens, em vias de terminar o curso superior ou recém formados, os trainees são vistos pelo mercado como os “futuros talentos”. Passam pela maioria das áreas da companhia, e têm a chance de assimilar tudo interagindo diretamente com a cultura da organização.

De acordo com Davi Saramago, Gerente Comercial da construtora e incorporadora Pinheiro Pereira, o programa desenvolve jovens profissionais para atuar em diversas áreas da empresa, mas sempre com foco em sua especialização. “Neste período o jovem aprende a lidar com um ambiente de diversidade de negócios e cultural, que acaba estimulando o seu crescimento profissional, seja para a própria empresa – caso após o período permaneça nesta – ou em outros locais”.

O êxito profissional de boa parte destes jovens somado à boa remuneração que o mercado oferece, faz com que cresça a procura por esse tipo de programa com o passar dos anos. Sendo assim, profissionais que antes tinham dúvidas sobre aceitar ou não estas oportunidades, hoje precisam estar cada vez mais preparados e apresentar boas qualificações para conquistar a vaga.

“O papel do trainee é adquirir conhecimentos e competências fundamentais para assumir posições estratégicas nas empresas”, define Gisela Pestana, gerente de RH da Galvão Engenharia. “Diante da falta de mão de obra especializada, o trainee que tiver iniciativa, comprometimento, capacidade de assumir riscos com responsabilidade e compartilhar conhecimentos, terá lugar de destaque em qualquer organização”.

Decorrente do grande número de jovens inscritos a cada programa aberto, principalmente nas grandes empresas, é cada vez mais comum processos seletivos mais rígidos e melhor elaborados, que dêem perspectivas de boas contratações, minimizando a margem de erros neste sentido. O que antes era visto como diferencial, se tornou exigência mínima para a participação no processo, como o domínio de um segundo idioma como o inglês, por exemplo.

Do programa à contratação

Os trainees, como qualquer outro profissional, também são avaliados desde o primeiro dia de atuação. Cada resposta de comportamento, trabalho realizado e ideias apresentadas servem como base para o gestor mensurar sua qualificação e desenvolvimento. Mais do que nunca a busca é “pelos melhores”, portanto é necessário muito empenho e dedicação.

“O sucesso de trajetória profissional de um trainee normalmente é determinada pela sua habilidade em administrar o presente visando o futuro”, define Rita de Cássia Maeji, gerente de gestão de pessoas da empresa CAB Ambiental. Para ela, são fundamentais as ações a curto prazo para o alcance das metas estabelecidas pela organização e as propostas que efetivamente agregam crescimento à empresa.

Muitas são as empresas que buscam formar futuros líderes e desenvolver o talento de novos profissionais por meio dos programas de trainee, mas é importante que, a priori, encontre em cada um os diferenciais necessários para se vencer uma disputa acirrada como esta, entre tantos capacitados.

“Hoje em dia, muitos jovens da Geração Y acabam se prejudicando pela alta ansiedade e pouca capacidade de ouvir. Os gestores que acompanham de perto esta nova geração notam que os jovens possuem acesso a muitas informações, mas costumam ser superficiais nos assuntos e nas análises. Os que tiverem paciência e capacidade de aprender com os mais experientes com certeza terão mais destaque no mercado profissional”, finaliza.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.