quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A propaganda é a arma do negócio

*Marcelo Ortega

A moda infanto-juvenil mudou... e para a industria e o comércio que acompanharam estas mudanças, muitos negócios foram criados, muitas oportunidades vieram e vêm, e muitas vendas também, claro.

Já lá se vão alguns anos, quando era costume vermos crianças vestidas com “shortinhos” feitos em casa, pela mãe, pela avó, ou pela costureira do bairro, pés descalços na terra, no chão batido, camisetas brancas (as hoje chamadas “regatas”) para citar apenas alguns exemplos da moda infanto-juvenil daquela época.

Hoje, nos grandes centros urbanos, e mesmo em locais mais afastados (graças ao advento da televisão), é possível ver crianças usando roupas de qualidade, tênis de “marca”, com ótimo acabamento, cores vibrantes, fruto do trabalho e da pesquisa de muita gente. Grifes que espelham a qualidade de seus outros produtos, e que enveredaram para a moda da criançada.

Atualmente os pequenos “exigem” usar produtos de grifes que eram, até algum tempo, marcas exclusivas de uso adulto. Por obra da divulgação massiva, ou simplesmente, um sinal dos tempos, tornaram-se mais precoces em sua apreciação no ato de se vestir, o que gerou uma grande demanda por este nicho da moda.

É um vasto campo para a indústria têxtil, e maior ainda para o comércio dedicado, que se farta de novidades e modelos, cada qual de maior qualidade que seu concorrente, cada qual mais atual que outro, dada a efemeridade da moda, levada também para o pequeno mundo.

Uma arma poderosa na venda é a propaganda.

A divulgação, a exposição, a demonstração desta moda infanto-juvenil, é um dos fatores preponderantes da grande procura pelos mesmos. Uma divulgação massiva, com apoio de mídia, da Internet, pode aumentar substancialmente a procura por estes produtos. Uma propaganda bem feita, sincera, criteriosa, pode evidenciar as qualidades que não são visíveis, que são intangíveis aos clientes, apesar de a exposição destes não poder ser deixada de lado, visto ser o “look” o maior apelo.

É neste ambiente, que aqueles vendedores que escolheram este ramo, devem se preparar. A concorrência é grande, o desafio maior ainda, e quanto mais desafiador, mais prazeroso é o seu trabalho. Porém, o preparo, o conhecimento do seu produto, do produto do seu cliente, de tudo que envolve a venda, é uma de suas principais armas.

O vendedor, como a mola mestra deste processo de venda, deve ser qualificado, cônscio de seu produto, conhecê-lo como ninguém, saber do que ele é capaz de oferecer em benefícios e ganhos ao cliente. Sem isso, não teremos como aumentar nossas vendas, e a moda não será assim, tão difundida.

*Marcelo Ortega é palestrante e consultor focado em melhorar resultados de vendas e produtividade de equipes comerciais. Marce,lo também é autor dos livros SUCESSO EM VENDAS e INTELIGÊNCIA EM VENDAS.

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

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