sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Presidenta brasileira chama a atender desabrigados por chuvas

Escrito por Erica Soares

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, determinou hoje que várias órgãos do governo federal adotem todas as providências para atender as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.

A decisão presidencial aparece em um comunicado da Secretaria de Comunicação Social da presidência brasileira sobre as ações do governo federal para prestar socorro às vítimas das precipitações na região Serrana fluminense, que já causou até agora 635 mortes.

O governo brasileiro assegura que continuará acompanhando a situação e dará total prioridade ao apoio à população dessa região, onde passam de 14 mil as pessoas desalojadas e desabrigadas, devido aos deslizamentos de terra provocados pelas intensas chuvas no início da semana anterior.

A informação refere que o Ministério de Defesa destacou 586 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para socorrer às vítimas, enquanto as Forças Armadas enviaram à região 12 helicópteros, 74 veículos, duas retroescavadoras, um hospital de campanha, três ambulâncias, um gerador e uma torre de iluminação.

Além disso, prossegue, a Força Nacional -do Ministério de Justiça- mantém 225 homens no Rio de Janeiro, deles 80 bombeiros militares especialistas em resgates, 130 policiais militares e 15 peritos para auxiliar na identificação de cadáveres.

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dispôs para a região oito mil cestas de alimentos, ao mesmo tempo em que a Companhia Nacional de Abastecimento, do Ministério da Agricultura, enviou 44 toneladas de alimentos, indica o comunicado.

Agrega que o Ministério de Saúde colocou sete toneladas de medicamentos e insumos e detalha que são 30 kits suficientes para atender 45 mil pessoas por um período de um mês. Aponta que 50 voluntários atendem nas zonas afetadas e outros 300 profissionais do setor estão prontos para o atendimento médico.

Assinala que o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretária Nacional da Defesa Civil, pôs à disposição da região Serrana quatro mil barracas de lona.

Por último, destaca que o governo federal repassou 100 milhões de reais, cerca de 59 milhões de dólares, na sexta-feira passada ao governo estadual e às prefeituras de oito municípios dessa região do Rio de Janeiro.

O último balanço preliminar dos organismos de socorro e das autoridades locais confirmam 287 mortos em Nova Friburgo, 269 em Teresópolis, 56 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e quatro em São José do Vale do Rio Preto.

Quanto aos desalojados e desabrigados, em Petrópolis passam de 6.400, em Nova Friburgo 5.190, em Teresópolis 2.240 e em Sumidouro 500.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.