segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Retomada do turismo na Região Serrana do Rio será discutida esta semana

Representantes dos municípios atingidos pelas fortes chuvas na serra fluminense vão se reunir esta semana com uma equipe do Ministério do Turismo, em Brasília, para definir medidas que serão tomadas em conjunto para alavancar a atividade turística na região.

Os prejuízos para o setor com a queda na ocupação e cancelamentos de reservas nos hotéis são estimados em US$ 30 milhões, somente nas três cidades mais afetadas - Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis - na temporada de janeiro a março, segundo levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih/RJ).

De acordo com a coordenadora geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do ministério, Kátia Silva, entre as ações estudadas está a promoção de cursos de qualificação para pessoas que já atuam no setor e outras que tenham perdido seus empregos e desejem se recolocar no mercado de trabalho.

Além disso, o ministério pretende apoiar a identificação de atividades econômicas locais que possam ser inseridas na cadeia do turismo, como artesanato, agricultura familiar, programações artísticas e culturais.

“É o caso, por exemplo, de estimularmos a aquisição de itens da agricultura orgânica desenvolvida por produtores locais pela rede hoteleira nesses municípios”, lembrou Kátia. Outra medida que também está em avaliação é o incentivo à realização de eventos da agenda do governo federal e de empresas ou órgãos ligados ao poder público, como seminários e encontros.

A coordenadora do ministério acredita que principalmente os municípios de Petrópolis e de Teresópolis, onde houve menos perdas em infraestrutura da rede hoteleira, já estejam prontos a partir dos próximos meses para receber grandes eventos.

Segundo Kátia Silva, a reestruturação do setor turístico na região serrana do Rio, além de contribuir para a dinamização da economia local e a consequente recuperação das cidades, fortalece a atividade em todo o país.

“Toda a região serrana tem nas atividades econômicas do turismo um setor importante para a economia local, que gera riqueza e empregos e contribui para a imagem do Rio de Janeiro, mas não apenas isso. Como o Rio é a principal porta de entrada de turistas estrangeiros, a reorganização do setor traz reflexos positivos à imagem do próprio país”, acrescentou.

Fonte: Jornal do Brasil On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.