Caio Lauer
Hipócrates, o pai da medicina, disse: "que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". O profissional de nutrição atua na segurança alimentar e atenção dietética da população. É capacitado a identificar as necessidades nutricionais para a manutenção e recuperação da saúde dos indivíduos.
A profissão de foi criada pela Lei nº 5.276, em 24 de abril de 1967. Em 17 de setembro de 1991, a Lei nº 8.234, regulamentou a profissão de nutricionistas. Ultimamente, houve um crescimento, não só no número de profissionais, mas também na inserção do nutricionista no mercado de trabalho. A busca pela qualidade de vida é um movimento mundial e existe uma grande associação do bem estar humano com a alimentação correta. A seguir, as áreas de atuação do profissional de nutrição:
- Alimentação coletiva: planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição;
- Saúde coletiva: prestar assistência e educação nutricional em instituições públicas ou privadas e em consultório de nutrição e dietética;
- Docência: dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição;
- Indústrias de alimentos: elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado;
- Marketing na alimentação e nutrição: educação nutricional em instituições públicas ou privadas e em consultórios de nutrição e dietética, a fim de divulgar informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.
A área da saúde é onde os profissionais de nutrição mais se encontram presentes. Por lei, há a obrigatoriedade de todo hospital ter um nutricionista que fica responsável pelo setor de alimentação. Outro segmento tradicional é a administração de serviços de nutrição, como hotéis, restaurantes e cozinha industrial. A presença cada vez mais forte em spas, academias, companhias aéreas (catering) e até no setor militar também merecem ser mencionadas. Rosane Nascimento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, indica que, hoje, um posto muito importante para o nutricionista é trabalhar com a gestão de políticas públicas. “O compromisso que o Brasil teve nos últimos governos frente à questão alimentar e nutricional impulsionou ações de vários Ministérios – como Desenvolvimento Social, Saúde e Educação - para que o profissional também dê sua contribuição”, explica.
Crescimento
A maior concentração de profissionais encontra-se na região sudeste e a maioria das universidades formadoras encontram-se neste local. Por todo o país, segundo o Conselho Federal de Nutrição, nos últimos 10 anos, houve um crescimento de mais de 500% no número de profissionais no mercado. Atualmente, na instituição, são mais de 70 mil registrados.
O nutricionista cada vez mais ganha visibilidade e reconhecimento social. A nutrição é um mercado em potencial, pois todos precisam ver a questão da alimentação como um agente de saúde para a população. “Hoje, em qualquer matéria de revista, televisão ou jornal, se o assunto é alimentação, sempre encontramos a figura do nutricionista presente. O profissional desta área ganha um destaque maior na sociedade a cada dia”, opina Rosane.
Fonte: Jornal Carreira e Sucesso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.