domingo, 17 de abril de 2011

Marcos Gross: especialista em comunicação

Caio Lauer

Marcos Gross é mestre em Linguagem e Comunicação. Com trabalhos desenvolvidos em grandes empresas brasileiras e multinacionais, o especialista aplica seus conhecimentos para a otimização da performance de profissionais e organizações.

Em entrevista ao Carreira & Sucesso, Gross conta sobre sua trajetória galgada na educação corporativa e comenta sobre a importância da comunicação bem desenvolvida para a longevidade e saúde de qualquer empresa.

Boa leitura!

Conte sobre sua formação profissional.

Me formei na FAAP, em Comunicação Social, em 1991, e lá tive uma visão global dos processos de comunicação. Depois, fiz minha pós graduação na USP, em gestão comunicacional, que já é uma abordagem mais focada no desenvolvimento deste tipo de programa.

Avancei em relação à essas pesquisas e fiz minha tese de mestrado na Universidade Metodista sobre a Linguagem da Comunicação.

Conte como foi o início de sua carreira.

Comecei na Paris Filmes, na área comercial, onde aprendi muito sobre as atividades de marketing. Sempre estive envolvido com educação corporativa e constantemente surgiam oportunidades na minha carreira para trabalhar com a área de comunicação, treinamento e educação. Atuei durante muito tempo no Senac e lá me deparei com uma metodologia inovadora para trabalhar com grupos, estabelecendo e empregando um projeto mais interativo, com dinâmicas e recursos audiovisuais.

Quando decidiu focar sua carreira com educação corporativa?

Depois que passei pelo Senac, conheci muitas pessoas que passaram a me convidar para aplicar projetos em empresas na área de comunicação, integração de equipes e redação empresarial. A partir de então, minha carreira engrenou, pois comecei a atender muitas organizações e me especializei.

Hoje você está à frente da McGross Ltda, empresa de treinamento corporativo. Conte sobre essa atividade.

Basicamente, trabalhamos com treinamento corporativo, com foco em comunicação. A preocupação central da empresa é melhorar a qualidade de comunicação e a integração de funcionários dentro de uma corporação. Mas também abrimos frentes em assuntos como: liderança, negociação, redação empresarial, que é uma maneira de permitir que o colaborador crie uma relação de qualidade com clientes internos e externos.

Você estudou “cultura britânica” na Francis King de Londres-UK. Como aplicou essa experiência em suas atividades profissionais?

O que admiro na cultura britânica é a capacidade de síntese e de como os ingleses conseguem objetivar ideias. Eles são muito práticos na produção do conhecimento. Por isso, tenho uma ligação muito forte com a Inglaterra.

As empresas, hoje, precisam de respostas rápidas e diretas, e profissionais com capacidade de diagnósticos objetivos, para poder apontar onde estão os problemas. É importante destacar que no meu trabalho, além do treinamento, avalio e investigo a causa da falha de comunicação nas organizações e isso se transforma em um serviço, que é o próprio treinamento.

Você já prestou serviços de treinamento e consultoria para grandes empresas do país e multinacionais. Quais as principais necessidades destas organizações?

Exatamente por serem empresas de grande porte, a distância entre departamentos é muito grande. A hierarquia que existe, muitas vezes impede o contato entre as pessoas. Verifico que, detalhes como um contato direto de um líder com sua equipe, ajuda muito na otimização da comunicação, da qualidade de vida e do trabalho dos subordinados. Essa troca de ideias no cotidiano é essencial.

A falha na comunicação é realmente um fator preponderante nas empresas?

Exatamente. Não é a mensagem que você envia para as pessoas, mas é o que os outros entendem. Os gestores não estão usando a linguagem adequada para se comunicar com seus colaboradores. Usam uma linguagem que, muitas vezes, está em sintonia diferente, o que torna difícil a compreensão. É daí que surgem muitos ruídos de comunicação.

Em breve, você fará parte do novo quadro de colunistas do carreira & Sucesso. Quais assuntos pretende abordar?

Vou apresentar de que maneira a comunicação pode ser uma ferramenta importante para alavancar uma carreira e também como pode ajudar a trazer resultados para as empresas. Além disso, irei mostrar como a comunicação bem desenvolvida melhora a qualidade de vida e otimiza processos de produção nas organizações.

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

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