quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alessandro Natal: Gestão Empresarial e Liderança

Caio Lauer

Palestrante de sucesso em cursos, treinamentos e eventos para preparação de profissionais para o mercado atual no tema “Gestão e Liderança”, fundou, juntamente com sua esposa, em 2009, a UNIC – Gestão e Negócios Empresariais, empresa focada na implantação de processos de Gestão Empresarial, desenvolvimento de profissionais e lideranças.

Em conversa com a equipe do Carreira & Sucesso, Alessandro Natal fala sobre sua trajetória profissional e dá dicas para líderes atingirem sucesso em suas carreiras.

Como foi o início de sua carreira?

Comecei minha carreira aos 13 anos como office boy em uma revenda de veículos Volkswagen, do interior de São Paulo. Aos 17, fui trabalhar no setor de transporte de passageiros e ingressei na primeira faculdade de Ciências Contábeis. Trabalhando no setor de transportes diretamente com pessoas, vi que o meu maior objetivo era desenvolver habilidades para administrar um negócio e desenvolver pessoas. Para isso, me formei em Administração de Empresas e também me qualifiquei como auditor líder de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Qual foi sua última experiência profissional como funcionário antes de montar a própria empresa?

Nos últimos 10 anos trabalhei como coordenador Administrativo e de TI em uma empresa de consultoria para o setor sucroalcooleiro, a Fermentec, sediada em Piracicaba. Sempre gostei do que fiz e trabalhei com paixão, tendo obtido com isso muito sucesso e alcançado reconhecimentos pela qualidade do trabalho e pelos produtos desenvolvidos para a empresa.

Acredito que toda experiência profissional em grandes empresas ajuda muito na formação de qualquer profissional. Ter vivenciado na prática e ter tido a oportunidade de aplicar as técnicas gerenciais, me proporcionou muito conhecimento e experiência para contribuir com o desenvolvimento das empresas de nossos clientes.

Porque decidiu largar a carreira e montar seu próprio negócio?

Esse desejo já vinha sendo trabalho há muito tempo. Vi o quanto às empresas estão carentes de profissionais que façam acontecer, daí pensei: “chegou a hora de fazer a diferença e contribuir com o desenvolvimento das empresas e do meu país”.

Nesse processo, passei por diversos cursos (Autoconhecimento, PNL, Técnicas Gerenciais, Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas) e tive a ajuda de grandes profissionais, minha amada esposa e alguns bons amigos. Durante muito tempo fui testando a metodologia de trabalho que utilizamos hoje por todas as empresas por onde passei, e também ministrando palestras em escolas, faculdades e instituições como Associações Comerciais e Conselhos de Jovens Empresários.

Hoje, sabemos que podemos contribuir muito com a gestão dos negócios de maneira simples e objetiva, onde todos são envolvidos.

Conte sobre seu projeto de Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Profissionais.

Nossa empresa chama-se UNIC, porque, assim como todo ser humano, as organizações também são únicas e merecem que seja construído um modelo de gestão profissional que respeite suas características, valores e cultura. Nós conseguimos profissionalizar os processos, desenvolver os profissionais e a empresa não perde o que chamamos de ”jeitão dela”. Quando as organizações começam a praticar a nova sistemática, elas conseguem sentir, em um curto espaço de tempo, como é simples ser profissional e quanto isso foi benéfico.

O que falta para as empresas em relação à gestão nos dias de hoje?

Falta a referência. O nosso maior trabalho é contribuir rapidamente com o desenvolvimento das lideranças, pois todos precisam de uma referência de comportamento, conduta no trabalho, responsabilidade com prazos e relacionamento pessoal.

Hoje, as lideranças pensam que são somente grandes ações que fazem a diferença e os fazem ser respeitados, e estão muito enganados. É o conjunto de pequenas ações diárias como: comprometimento com o trabalho, feedbacks contínuos dos resultados que fazem a diferença nos resultados, entre outras. Os colaboradores são gerenciados demais e liderados de menos, por isso essa busca por líderes seja qual for sua formação. Nós desenvolvemos líderes para conduzir pelo exemplo e não pela posição do seu cargo.

Quais serão as temáticas de seus artigos publicados no Carreira & Sucesso?

Meus artigos estarão sempre ligados a Gestão Empresarial, utilização de Técnicas Gerencias, Desenvolvimento de Profissionais e Lideranças.

Que recado você deixa para os leitores do Carreira & Sucesso, que estão em busca constante de evolução e aprimoramento na carreira profissional?

Sugiro que nunca deixem de aprender, nunca abandonem uma sala de aula e sejam disciplinados, pois esse é o caminho do sucesso de qualquer profissional. Não existe conquista sem esforço, os resultados alcançados levam o nome de Disciplina e Trabalho.

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.