sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cápsula 'nada' pelo tubo digestivo e fotografa intestino

RIO - Cientistas japoneses desenvolveram uma cápsula autopropulsora e comandada por controle remoto capaz de "nadar" através do tubo digestivo. Batizado de "Sereia", o dispositivo conseguiu fotografar imagens do interior do estômago e do intestino de um ser humano. É a primeira vez que este tipo de recurso é usado, dizem pesquisadores da Universidade Ryukoku e do Colégio de Medicina de Osaka, cujo experimento foi apresentado durante uma conferência internacional sobre doenças digestivas, em Chicago, nos Estados Unidos.
A cápsula em forma de girino mede cerca de 1cm de diâmetro e 4,5cm de comprimento e tem uma espécie de nadadeira atrás, permitindo orientar precisamente sua direção e localização. Os cientistas usaram uma espécie de controle para orientar os movimentos da cápsula, com a ajuda de um monitor. O "girino" endoscópio pode ser ingerido para um exame de estômago ou inserido via retal pelo intestino (cólon).

Cápsulas endoscópicas foram desenvolvidas nos anos 80 e são muito usadas, mas são movidas até hoje pelas contrações musculares ondulatórias. Já o novo modelo autopropulsor foi testado pela primeira vez em 2009 em estômago de cachorro, e foi sendo modificado e reduzido em seu tamanho.

- Ao controlar remotamente a cápsula, podemos fotografar com precisão a área que será examinada - disse o professor Kazuhide Higuchi, do Osaka Medical. - O dispositivo pode examinar o aparelho digestivo, do canal do esôfago ao intestino, em poucas horas. Reduz o desconforto em pacientes e pode ser usado para pesquisa de câncer e outras doenças em partes de difícil acesso.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.