quarta-feira, 29 de junho de 2011

Conselho do Idoso convida comunidade friburguense a participar de reuniões preparatórias para conferência nacional

Encontro servirá para a terceira idade expor suas necessidades

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Friburgo (COMDIPI) convida toda a comunidade interessada em participar das discussões e políticas para o idoso friburguense, a participar da primeira reunião ampliada que acontecerá no dia 07 de julho, quinta-feira, das 8h30 às 14h, no auditório do centro administrativo da Prefeitura, localizado no antigo prédio da Oi Telemar, no terceiro andar.

Este encontro será um tipo de conferência local para a discussão de assuntos inerentes ao pacto nacional a ser utilizado como diretrizes para as conferências regionais e seus resultados para a conferência nacional. Esta reunião terá a presença da Sra. Maria da Penha Franco, Presidente do Conselho Estadual do Idoso e Superintendente Estadual da Pessoa Idosa e outras autoridades que abordarão diversos temas relevantes para as pessoas da terceira idade.

A primeira parte do evento será uma mesa redonda e na segunda, a apresentação de propostas dos grupos de trabalho que se farão a partir da primeira mesa. “Nossa idéia é levar o idoso para essa reunião e pedimos então que participem, venham, e falem das suas necessidades”, afirmou a presidente do Conselho, Cláudia Mara Ribeiro Barboza.

De acordo com dados da entidade, são registradas em média de duas a seis denúncias de maus tratos aos idosos por semana na cidade. No ano de 2010 foram em torno de 144.

- Se considerarmos o tamanho do município, diríamos que temos muitas situações de descasos. Em sua maioria, trata-se de falta de informação sobre as leis que os protegem. Encontramos violência física, psicológica, sexual, abuso financeiro, negligência e autonegligência. Já observamos situações que faltava apenas um mediador de conflitos para que a família percebesse o quanto ainda poderia fazer pelo seu idoso. Não podemos identificar um caso específico de maus tratos e caracterizá-lo como o mais terrível. Temos que conscientizar as pessoas que eles merecem todo nosso respeito. Nossa cultura privilegia o bom, o belo e o útil. Precisamos mudar essa cultura, desconstruir a ideia da inutilidade de uma pessoa da terceira idade. Hoje, às vezes, ele é responsável pela manutenção de uma família inteira. Isso é ser inútil? Estamos preparados para ouvi-los. Buscamos políticas públicas que evidenciem o envelhecimento saudável e a sustentabilidade das ações específicas. Temos o apoio do Prefeito Dermeval e da comunidade e com isso teremos sucesso, assegurou Cláudia Mara.

O COMDIPI atende a população na sala do Conselho da Pessoa com Deficiência, na antiga rodoviária, Avenida Alberto Braune, 223 e também recebe denúncias pelo telefone 2525-9213 ou 2543-6303.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.