domingo, 26 de junho de 2011

Ensino a distância e visão pedagógica progressista.

Uma analogia entre a pedagogia progressista e o ensino a distância.

Resumidamente a "Pedagogia libertadora" implica além da descentralização do conhecimento, autonomia na aprendizagem, ou seja, auto-gestão. Vejo uma afinidade incrível entre a pedagogia progressista e o ensino a distância. O perfil dos alunos a distância muitas vezes já inseridos no mercado de trabalho trazem essa maturidade que viabiliza esse tipo de abordagem. Porém somente isso não impulsiona essa metodologia.

Conteúdo transmitido não significa necessariamente aprendizagem. Deve existir ligação do conteúdo com o cotidiano, ou seja, os ensinamentos devem se aproximar da realidade e a visão crítica dos alunos deve se aproximar da verdade, e não somente dos pressupostos teóricos.

Durante a formação fundamental e ensino médio o aluno não é estimulado a pensar criticamente. Vale ressaltar que as propostas progressistas não foram apoiadas pelo governo, o qual não queria cidadãos críticos, principalmente com relação aos atos dos governantes. Neste ponto encontramos um desafio muito interessante para a educação a distância. Transformar a sociedade em cidadãos menos "cegos", democratizando o acesso as informações que não foram "editadas" por veículos de comunicação em massa.

Os coordenadores de curso, professores preparadores das disciplinas, tutores eletrônicos, tutores de sala devem educar o estudante a mudar sua visão, através de atividades (fóruns, trabalhos, provas etc.) críticas e não meramente acadêmicas.

O desafio esta mais que lançado. Temos os profissionais, as competências e as ferramentas. Estamos na onda tecnológica que está revolucionando a educação. Fico realmente feliz de participar desse processo, pois para o ser humano ser realmente livre ele deve aprender a pensar seus próprios caminhos.

Fonte: Administradores.Com

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