domingo, 26 de junho de 2011

Marfrig e ONG firmam parceria para produção de carne sustentável no RS

Produtores e indústria discutem ações para preservar a carne dos Pampas, que possui Indicação Geográfica
por Globo Rural Online

O grupo Marfrig Alimentos e a ONG Alianza del Pastizal, composta por representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, firmaram um pacto para incentivar a preservação ambiental da pecuária dos Pampas. O acordo ocorreu durante o II Encontro Técnico da Apropampa, nesta sexta-feira (27/05) e sábado (28/5), em Bagé (RS). O encontro teve como tema “O papel das indicações geográficas na produção de carne diferenciada”.

A parceria visa a conservação dos campos nativos do pampa gaúcho, com iniciativas de preservação da vegetação nativa e cuidado com os animais que vivem naquele ecossistema. “Além disso, estamos trabalhando para que as propriedades integrantes do Programa Marfrig Club também sejam certificadas pela Alianza Del Pastizal, o que proporcionará mais credibilidade internacional”, ressalta Mathias de Almeida, gerente de sustentabilidade da Divisão Bovinos Brasil do Marfrig.

O trabalho conjunto entre Marfrig e a ONG também disseminará os conceitos da pecuária rentável e sustentável, incluindo monitoramento de desmate e valorização da conservação do meio ambiente, temas abordados por Mathias Almeida durante palestra realizada no evento. Em sua apresentação, ele destacou a importância da sustentabilidade na produção de carne bovina, focando, na área industrial, os sistemas de gestão integrados e a gestão da água.

O II Encontro Técnico da Agropampa foi promovido pela Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa), Embrapa Pecuária Sul e Alianza del Pastizal e pretende divulgar a indicação de procedência da carne da região entre os produtores e fomentar o conceito da sustentabilidade na pecuária em outras regiões do Rio Grande do Sul.

Fonte: Globo Rural On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.