quinta-feira, 30 de junho de 2011

Prêmios e parcerias

Ele deixou a ocupação de professor de cursinho para se transformar em sócio de um dos maiores grupos de marketing do mundo. Agora, o publicitário Celso Loducca, 52 anos, quer duplicar a empresa

Por Sérgio Tauhata

VONTADE DE MUDAR – “Quando me separei da minha primeira mulher, aos 25 anos, passei a arcar com os custos de uma pensão. Na época, ensinava química e biologia em um curso pré-vestibular. Com meu salário de professor, a conta não fechava. Foi então que decidi mudar tudo. Sempre fui criativo, por isso achei que poderia atuar na área de publicidade. Hoje eu vejo que era um raciocínio quase ingênuo. Durante alguns meses, fiz estágio em uma produtora, produzindo tirinhas de quadrinhos para jornal. Usando esse material como apresentação, consegui uma entrevista com Aurélio Julianelli, na época diretor de arte da agência Standard Ogilvy. Eles estavam precisando de um estagiário para fazer folhetos e peças pequenas. Acho que dei sorte, porque ele gostou de mim na hora. Agarrei a oportunidade e fui contratado depois de três meses.”

CONTATOS IMEDIATOS – “No começo, eu era 100% intuitivo. Com o passar dos anos, passei a aliar minha criatividade ao conhecimento técnico. Após dez anos na área, havia conquistado todos os prêmios possíveis e ocupado os cargos mais cobiçados. A única experiência que faltava era ser dono da minha agência. Em 1995, quando fui jurado no festival publicitário de Cannes, conheci Frank Lowe, dono de um dos maiores grupos internacionais de publicidade. Ele me convenceu de que seria uma boa ideia me unir ao conglomerado. Nascia assim a Lowe Loducca. Nosso ambiente era superdescontraído. E até hoje cultivamos esse clima. Temos, por exemplo, duas mesas de pebolim que sempre estiveram conosco.”

NA BEIRA DO ABISMO – “Em 2004, o grupo Lowe decidiu se associar a mais uma agência no Brasil. Eu não queria participar dessa fusão e resolvi que era hora da Loducca se separar do conglomerado. Comprei a parte deles na empresa e decidi começar de novo. Mas o destino resolveu atrapalhar. Todo o dinheiro que tínhamos estava sob a gerência do Banco Santos. E, justamente naquele ano, a instituição quebrou.”

DEPOIS DA QUEDA – “Perdi muito dinheiro, mas ainda podíamos contar com os nossos clientes. Sobrevivemos porque toda a equipe vestiu a camisa e enfrentou o desafio de reconstruir o negócio. Em seis meses, a agência estava novamente de pé. Logo depois, começamos a ser procurados por estrangeiros interessados em nossa operação. Em 2006, o Grupo ABC, que estava buscando parceiros no Brasil, fez contato comigo. Fazer parte dessa iniciativa foi uma das melhores decisões da minha carreira: hoje a holding nacional é a vigésima do mundo. Foi também um passo importante em nossa estratégia de internacionalização. A meta é dobrar de tamanho em cinco anos e os negócios no exterior deverão representar metade do faturamento nesse período.”

LODUCCA O QUE É: uma das 20 maiores agências de publicidade do país. É associada ao grupo ABC, 20º conglomerado do mundo

O QUE OFERECE: cria e gerencia campanhas de marketing e publicidade

ESTRUTURA: 180 funcionários

FATURAMENTO 2011 (PROJETADO): R$ 93 milhões (receita); R$ 1,1 bilhão (investimento em mídia)

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.