quarta-feira, 22 de junho de 2011

Russos e brasileiros conversam sobre a carne

Embargo imposto pela Rússia à importação da carne do Brasil afeta 89 empresas
Ao longo desta semana, uma série de reuniões entre autoridades russas e brasileiras poderá trazer novas propostas para resolver o impasse criado pelo embargo imposto pelos órgãos de controle sanitário da Rússia à importação da carne produzida no Brasil.

Na quinta-feira, 16, os ministros do Exterior do Brasil e da Rússia, Antônio Patriota e Sergey Lavrov, conversaram por telefone sobre a questão. O ministro russo tranquilizou o colega brasileiro, afirmando que a decisão russa nada tinha de política, e que sua única motivação é de ordem sanitária, uma vez que os padrões brasileiros de conservação da carne e derivados foram considerados inadequados pelos sanitaristas e veterinários russos que visitaram frigoríficos brasileiros em abril.

Agora, resta a possibilidade de o diálogo entre russos e brasileiros produzir efeitos que revertam ou pelo menos atenuem as consequencias da suspensão das importações. O Ministro Lavrov disse que o mais recomendável, no momento, é esperar pela solução negociada, e o Ministro Patriota afirma ter recebido garantias do colega russo de que tudo se resolverá de acordo com padrões técnicos, sem qualquer envolvimento político.

O embargo russo imposto à importação da carne brasileira afeta 89 empresas situadas nos Estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fonte: Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.