segunda-feira, 7 de maio de 2012

Em um mês, blitzes móveis do Detran aplicam 392 multas em veículos

Mais de 90% dos veículos foram levados para os depósitos do Detran

O Detran apertou o cerco às irregularidades com a blitz móvel, uma nova modalidade de fiscalização que entrou em operação há mais de um mês, em 15 de março. Até o dia 16 de abril, a Fiscalização Seletiva Eletrônica Circulante do Detran já aplicou 392 multas em veículos com a vistoria atrasada.

Mais de 90% dos veículos foram levados para os depósitos do Detran durante essas operações - 241 em março e 151 em abril - estavam com o licenciamento anual obrigatório pendente. Também foram recolhidas 19 carteiras de habilitação de motoristas.

Cada equipe da fiscalização é composta por dois motociclistas do Batalhão de Choque (BPChoque), um reboque e um veículo equipado com sistema de leitura de placas interligado à rede do Detran. Em meio ao trânsito, o equipamento detecta veículos irregulares e motoristas cujas carteiras de habilitação estão vencidas. De dentro do veículo, o agente do Detran avisa, via rádio, os policiais militares que, imediatamente, abordam o motorista flagrado.

A vantagem da nova modalidade de fiscalização é que apenas veículos em situação irregular são parados pelos fiscais, evitando transtornos para os demais motoristas. Em outra etapa, a operação será estendida pela Baixada Fluminense e interior do estado.

- Estamos usando a tecnologia para realizar a fiscalização sem prejudicar a fluidez do trânsito e sem causar transtornos aos motoristas. Outro fator importante é que a operação ganha capilaridade por ser móvel e os motoristas não terão como saber onde estarão os fiscais - afirmou o presidente do Detran, Fernando Avelino.

Fonte: Secom Governo do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.