sexta-feira, 4 de maio de 2012

ISP registra redução nos índices de letalidade violenta e roubo de rua

Relatório compara o 1º trimestre de 2012 e 2011. No caso das mortes violentas, resultado foi o melhor desde 2000

Dos três indicadores estratégicos de criminalidade da Secretaria de Segurança, dois apresentaram resultados positivos no primeiro trimestre de 2012 em comparação ao mesmo período do ano passado. A Letalidade Violenta caiu 9,3% e o Roubo de Rua teve redução de 14,3% - o melhor resultado desde 2007.

De janeiro a março deste ano, foram registradas 1.251 mortes violentas no Estado contra 1.380 em 2011. Esse foi o melhor resultado no período desde 2000, quando o número foi de 1.778.

No caso dos Roubos de Rua (roubo a transeunte, roubo de celular e roubo em coletivo), foram registrados 15.505 casos em 2012 contra 18.089 no ano passado. O resultado também superou expectativas e foi o mais baixo desde 2007, quando houve registro de 17.763 casos.

- O Roubo de Rua já vem caindo há vários meses e está relacionado à maior integração entre as polícias Civil e Militar. Já a queda na Letalidade Violenta pode ser associada, principalmente, à redução nas mortes em confronto devido a ações policiais mais inteligentes, que priorizam as prisões. A redução também pode ser impulsionada pela expansão das UPPs – afirmou o presidente do Instituto de Segurança Pública, coronel Paulo Augusto Souza Teixeira.

Já o Roubo de veículos registrou alta no trimestre de 21,7%. Esse aumento chamou a atenção da Secretaria de Segurança que, desde o mês passado, vem adotando medidas estratégicas a fim de diminuir o número de crimes deste tipo.

- Os procedimentos necessários já começaram a ser implementados e a redução do indicador deve acontecer nos próximos meses. Um exemplo é a maior fiscalização de ferros-velhos clandestinos – disse Teixeira.

Fonte: Ascom do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.