quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rio + 20: cidade se prepara para ser palco de importantes decisões ambientais

Segundo a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o governo federal está impressionado com a organização da conferência

O Rio de Janeiro está pronto para ser palco de importantes decisões ambientais entre 20 e 24 de junho, durante a Rio + 20. Depois da reunião realizada com o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, em Botafogo, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo federal está impressionado com o trabalho do governos estadual e municipal na organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Durante o encontro, realizado no final do mês passado, e que contou com a presença também dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, do chefe da Comissão Nacional da Rio + 20, Luiz Figueiredo, e dos secretários estaduais da Casa Civil, Regis Fichtner, e do Ambiente, Carlos Minc - foram discutidas ações como a segurança no evento, que está sob responsabilidade das forças armadas junto com as polícias Militar e Civil do Estado do Rio.

- Nós fizemos um balanço geral sobre a organização da Rio + 20. Tenho certeza de que teremos um lindo evento aqui no Rio. Os governos federal, estadual e municipal estão trabalhando juntos. Estamos muito impressionados com o nível de organização do evento. O comando da segurança será do Exército, que apresentará as medidas que serão tomadas. Solicitamos ao Estado que prepare também a Base Aérea de Santa Cruz para o evento - disse a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Feriado de três dias pode ser decretado

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse também que à pedido do governo federal irá encaminhar, na próxima semana, à Câmara de Vereadores o projeto de lei que decreta feriados entre os dias 20 e 22 de junho. Paes afirmou ainda que durante este mês irá divulgar a programação completa da conferência, que incluirá atividades culturais. O objetivo é fazer com que a população carioca possa participar do evento em diversos pontos da cidade.

- É importante a decretação desses feriados, porque haverá uma quantidade muito grande de chefes de Estado que precisarão se deslocar, e com o trânsito normal da cidade seria um transtorno para a população e para o evento. Haverá uma programação cultural intensa, como a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, e o Green Day Eco Festival, na Quinta da Boa Vista. Na reunião, também abordamos pontos como a infraestrutura da cidade, que já ganhará a TransOeste - afirmou Paes.

Rio + 20 e ações do Governo do Estado

Vinte anos depois da Eco 92, o Rio voltará a ser a capital ecológica do mundo. O Governo do Estado apresentará projetos que servem de exemplo de economia verde, desenvolvendo políticas públicas focadas no crescimento socioeconômico através do uso eficiente de recursos e energia. A Rio+20 reunirá chefes de Estado, especialistas, ONGs e representantes da sociedade. Na convenção, será realizada um balanço das últimas décadas na área.

O evento propõe a erradicação da pobreza e rearranjo institucional até 2020, antecedendo a 2050. A expectativa é de que até lá a emissão do gás que causa o efeito estufa seja diminuída e não existam mais lixões. No Rio, essas iniciativas começaram a ser colocadas em prática há alguns anos com projetos como o Pacto pelo Saneamento, o Rio+Limpo, o Lixão Zero e a recuperação ambiental da Baía da Guanabara e das lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Fonte: Ascom Governo do Estado do Rio de Janeiro

NOTA DO EDITOR: Para quem participou do Green Press 92, em Belo Horizonte - um seminário preparatório da imprensa internacional para a Eco 92 - pode-se afirmar que pouca coisa mudou de lá para cá apesar dos compromissos assumidos. É certo analisar que pouca coisa será feita a partir da Rio +20 também. Pasmem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.