quinta-feira, 24 de maio de 2012

Secretaria de Saúde divulga relatório de casos de dengue

Até o momento, há 19 óbitos confirmados pela doença no estado

Durante as dezenove semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 12 de maio), foram notificados 90.921 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Até o momento, há 19 óbitos confirmados por dengue no estado. Dezessete pacientes são do município do Rio de Janeiro, um de Niterói e outro de Nova Iguaçu.

Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 4,4%, uma redução de meio ponto percentual em relação à 18ª semana epidemiológica, quando esse indicador ficou em 4,9%.

Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Cabo Frio, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.

Lembramos que as notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até o meio-dia de 15 de maio.

Nas dezenove semanas epidemiológicas de 2011 foram registrados 128.529 casos de dengue no estado do Rio de Janeiro.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue

A campanha foi lançada pela Secretaria de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Fonte: Ascom Governo do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.