quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vacinação contra febre aftosa teve início agora em maio

Há 15 anos, o estado não registra casos da doença em seu rebanho bovino

Neste mês de Maio, o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do estado. No dia 1º teve início a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 31. Considerado área livre de aftosa, há 15 anos sem o registro da doença, o Rio de Janeiro tem alcançado índices vacinais superiores a 90% nas campanhas realizadas nos meses de maio e novembro, para imunizar o plantel de 2,1 milhões de cabeças.

Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, o resultado positivo é fruto do trabalho e empenho das equipes de defesa agropecuária da secretaria em parceria com as prefeituras, aliados à conscientização dos produtores rurais sobre a importância da imunização do gado.

- O controle da doença, juntamente com os programas do governo estadual para fomentar a atividade, como o Rio Genética, tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no território fluminense. O Rio de Janeiro vem se destacando no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores) - afirmou.

Após vacinar os animais, os produtores devem se dirigir ao Núcleo de Defesa Agropecuária ou ao Posto Municipal de Defesa Agropecuária, de seu município e apresentar a declaração de vacinação. A Secretaria de Agricultura vem ampliando o número de postos, através de convênios com as prefeituras, para que os produtores sejam atendidos em seu próprio município, evitando o deslocamento.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.

Fonte: Secom Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.