segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Guardas e funcionários municipais aptos para proteger Nova Friburgo


Após conclusão de curso sobre técnicas ambientais realizado pela Policia Florestal, funcionários recebem diplomas

Por meio da empresa Eco Madalena Serviços Ambientais, as secretarias de Ordem Urbana e de Meio Ambiente realizaram um curso baseado em técnicas de proteção ao meio ambiente. Na quinta-feira (02), no Centro Administrativo César Guinle, foi efetuada a entrega dos diplomas para os alunos que concluíram o curso. O secretário de Ordem Urbana , Cel. Hudson de Aguiar Miranda, destaca o trabalho integrado do Governo Sérgio Xavier para melhorias no município.

Um dos professores que ministrou o curso, o Sargento da Policia Ambiental Magno Ribeiro Junior, explicou a didática do curso e o que os alunos aprenderam durante as aulas. “A base do curso é a legislação em vigor; as alterações, as regulamentações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e todas as alterações que o Código Ambiental vem sofrendo ao logo desses anos. Os guardas foram ensinados sobre a flora, sobre a fauna e sobre poluição. Eles passaram por um treinamento de geoprocessamento – uso de GPS e programas de geoprocessamento – então, eles estão preparados para desempenhar o papel de fiscalizadores, como a policia ambiental.”

O subsecretário de Ordem Urbana, André Luiz Santos, destacou a importância da iniciativa; se mostrou feliz por estar retomando um projeto da prefeitura e enalteceu a dedicação dos Guardas Municipais, além de frisar que a qualificação deve se estender para que Nova Friburgo tenha mais efetivo. “Nós achamos que a proposta da Secretaria de Meio Ambiente era importante, fundamental. Nós estamos formando um grupamento da Guarda Municipal. Já tínhamos formalizado através da lei de criação da guarda e agora teremos condições de fazer a aplicação desse contingente quando necessário às operações de Guarda Ambiental. Quero parabenizar a todos pelo empenho e desempenho no curso. Quero tanto quanto todos que esses treinamentos se multipliquem e possamos sempre aperfeiçoar o conhecimento da Guarda Municipal.”

Durante as aulas, os guardas e funcionários públicos aprenderam toda a teoria de como proteger o meio ambiente. Mas, ao que tudo indica, eles estão ansiosos para por em prática todo o aprendizado, como revelou o Coordenador da Guarda Municipal, Leandro de Abreu, um dos alunos. “Esse curso veio para acrescer ainda mais o nosso serviço. Esperamos desenvolver agora na prática e que possamos receber os apoios necessários para podermos participar ativamente nesta questão ajudando a nossa população.”

Representando o Prefeito Sérgio Xavier, o Secretário de Ordem Urbana, Coronel Hudson de Aguiar ressaltou a importância do trabalho integrado, realizado por todas as secretarias de governo, visando o bem de Nova Friburgo e ainda agradeceu por estar vivendo esse momento. “A nossa grande missão é pensar sempre no nosso semelhante, tirar sempre o ‘eu’, o olhar do nosso próprio umbigo e ter uma visão do todo, ter uma visão social e buscar sempre fazer com que aquele município, aquele estado ou o próprio país tenha sua população bem assistida, motivada para que a gente possa se sentir como nação. No momento em que consigo somar esforços com a Secretaria de Meio Ambiente, com a Policia Militar, Secretaria de Cultura, Turismo, Assistência Social, nós estamos multiplicando esforços. Fico feliz de estar compartilhando esse momento importante; agradeço a Deus por isso, por estarmos buscando o bem do nosso Município.”

Fonte: Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.