sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resultados do IDEB em Nova Friburgo significam empenho e superação


Escolas Municipais se destacam, fruto de comprometimento do Governo Municipal

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade das Escolas e Redes de Ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e apresentado em uma escala de 1 a 10.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), e as médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que considera ainda os índices de frequência e aprovação dos alunos.

Em números o IDEB das Escolas Municipais de Nova Friburgo representa 5,4 para as Escolas de Anos Iniciais e 4,5 para as Escolas de Anos Finais. Em palavras, estes resultados significam empenho e superação. Para o secretário de Educação, Ricardo Lengruber, que fez questão de parabenizar todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que bons resultados fossem alcançados, tudo é possível com dedicação e boa vontade.

Em 2011, muitas escolas da rede municipal afetadas pelo desastre climático tiveram seu ano letivo comprometido. Ainda assim, graças ao empenho de todos os educadores e profissionais que integram a rede, as Escolas de Anos Iniciais superaram a meta estipulada para 2011, que era de 5.4. As Escolas de Anos Finais (6º ao 9º Ano) quase chegaram lá: a meta era de 4,6 e as escolas alcançaram o resultado de 4,5.

Ricardo Lengruber destaca que mesmo não tendo alcançado a meta, as Escolas Municipais de Anos Finais, assim como as de Anos Iniciais, superaram tanto as metas estaduais quanto as nacionais, tendo alcançado assim excelentes resultados. O secretário lembrou ainda que a meta do país é alcançar a média 6, que equivale a média dos países desenvolvidos, até 2021, e ressaltou que mesmo diante dos bons resultados é importante jamais descansar em relação a estes números.

Dos resultados alcançados pela Rede Municipal de Ensino em Nova Friburgo, destaca-se o desempenho das Escolas Municipais São Pedro da Serra e Rei Alberto I, que no ano de 2011 alcançaram a meta estipulada para o ano de 2021.

“Enquanto prefeito, mas principalmente com cidadão, pai e friburguense, muito me alegra os resultados da educação municipal. Ao superarmos a meta nacional comprovamos a dedicação dos profissionais da educação, o seu comprometimento reforçado dia a dia através de um trabalho sério em nossas unidades escolares. Parabenizo cada profissional da equipe da Secretaria de Educação, desde o núcleo central até cada uma das escolas em particular, além, é claro, de nossos alunos e suas famílias. Mais uma vez demos um exemplo de força e superação, mostrando a reconstrução de Nova Friburgo”, ressalta o prefeito Sérgio Xavier.

Informações Adicionais

Escola Municipal São Pedro da Serra
Localizada no Centro do Distrito
Diretora: Greide Frez Boy, a frente da Direção desde 2009.
A Escola atende 194 alunos e oferece turmas até o 5º Ano de Ensino. A nota alcançada no IDEB, 7.0, é uma das mais altas do País.

Escola Municipal Rei Alberto I
Localizada na Estrada dos Três Picos, em Salinas.
Diretora: Mariane Aparecida Schuenck, a frente da Direção desde 2007.
A Escola atende 206 alunos, do 6º ao 9º Ano (Anos Finais), em horário integral, e seguindo a Pedagogia da Alternância.

Pedagogia da Alternância

A pedagogia da alternância consiste em uma metodologia de organização do ensino escolar que intercala períodos de convivência em sala de aula com outros de trabalho no campo. A medida que visa diminuir a evasão escolar em áreas rurais, começou a tomar forma na França, em 1935, e, no Brasil, a experiência com o método surgiu em 1969, no Espírito Santo, onde foram construídas as primeiras Escolas Famílias Agrícolas.

Em Nova Friburgo, o CEFFA Rei Alberto I, também conhecido como Colégio Ibelga, localizada em Três Picos, Salinas, possui vasta experiência em pedagogia da alternância. Os alunos permanecem na Escola por uma semana, em horário integral, e por uma semana ficam em casa, onde auxiliam os pais nas lavouras e colheitas e ainda se dedicam a alguns projetos escolares. Nesta unidade, os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agricultura e às atividades de manutenção do espaço escolar. Cada aluno possui uma tabela de atividades, tais como varrer as salas e lavar a louça, que deve ser cumprida fora do horário das aulas, já que permanecem na Escola em horário integral.
  Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.