quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Paixão pelo que faz

Gustavo Caetano (à esq.) recebe o prêmio de Empreendedor do Ano das mãos de Nelson Blecher, diretor do núcleo de jornalismo de negócios da Editora Globo


O ano vai chegando ao fim e não há como não refletir sobre o que fizemos e vivemos. Não é de hoje que escrevo sobre empreendedorismo, já se vão 12 anos. E, mesmo assim, não paro de me surpreender.

Recentemente o depoimento de dois empreendedores, de idades bem diferentes, me deixaram com os olhos marejados. O primeiro foi Everardo Ferreira Telles, presidente e herdeiro do Grupo Ypióca, uma empresa centenária, com faturamento na casa dos R$ 300 milhões, que do alto de seus 66 anos chorou ao relembrar um incêndio que quase acabou com o império criado por seu bisavô. O segundo foi o do jovem Gustavo Caetano, 28 anos, o criador da Samba Tech, especializada na produção e armazenamento de vídeos on-line, vencedor da 3º edição do Prêmio Empreendedor de Sucesso, promovido pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com a FGV-SP. Jeito de menino e talento de gente grande, Gustavo não conteve as lágrimas ao erguer a taça de campeão e fez a plateia chorar.

Nos dois casos sobra uma lição: empreender é um ato de grande paixão. É justamente por gostar muito do que fazem que muitos empreendedores alcançam o sucesso. Eles têm sorte e fôlego financeiro, com certeza. Mas não fariam a diferença se não amassem o negócio. Essa é a mensagem que eu gostaria de deixar ao fim de mais um ano: sem paixão não se vai a lugar algum

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.