terça-feira, 30 de março de 2010

Cabral entrega, Rio de Janeiro, o projeto Estado Digital no Pavão-Pavãozinho

Simone Candida

RIO - O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inauguraram, na manhã desta segunda-feira, nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o programa Rio Estado Digital, que leva internet digital gratuita sem fio à população. O governador ressaltou a importância de levar informática a todos os moradores da região.

Durante a cerimônia, enquanto Cabral e Cardoso estavam no Pavão-Pavãozinho, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o reitor da PUC, padre Jesus Hertal, estavam no Complexo Esportivo da Rocinha inaugurando naquela comunidade a primeira fase da Rocinha Digital. As duas cerimônias aconteceram ao mesmo tempo e foram vistas por videoconferência.

O governador também lançou um portal de ensino, onde a partir os moradores das comunidades assistidas pelo programa poderão fazer cursos on-line, além de pesquisar oportunidades de emprego ou ler notícias. A previsão é de que o portal atenda a 60 mil pessoas por ano.

No Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, onde 27% dos moradores têm acesso à internet, foram investidos R$ 862 mil. Ali, segundo Alexandre Cardoso, até 15 mil pessoas serão beneficiadas. Na Rocinha, o investimento total será de R$ 1,2 milhão, e o projeto será implantado em etapas: primeiro o projeto vai funcionar no Largo do Boiadeiro, atendendo a 15% dos moradores.

- Ali, tivemos que instalar em etapas. Até porque estamos tendo que realizar um trabalho com as lan houses, que são muitas e estão sendo incentivadas a se regularizar. A previsão é de que em 60 dias a Rocinha esteja com 100% do projeto instalado - disse o secretário.

Segundo a secretaria, o Rio Estado Digital já atende a mais de três milhões de pessoas. Além do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e da Rocinha, o projeto de internet digital sem fio já foi inaugurado no Morro Santa Marta, na Cidade de Deus, na orla de Ipanema e Leblon, Copacabana e Leme, em parte da Baixada Fluminense, na Avenida Brasil, além de um condomínio do PAC em Manguinhos.

Governador: mais cinco meses de obra para inauguração do prédio da UPP

Durante o evento, o governador estimou que serão necessários cinco meses de obra para que o novo prédio da UPP seja instalado na comunidade. Conforme noticiou em fevereiro a coluna de Ancelmo Goes, no GLOBO, a nova sede será num prédio velho, hoje ocupado por 28 famílias, no Cantagalo, próximo a um Ciep. O estado vai indenizar as famílias. O edifício, de cinco andares, passará por grande reforma. E será o maior das UPPs do Rio.

- Procuramos um lugar bem estratégico. Estamos terminado o novo prédio do PAC agora em abril. Com o novo prédio, as famílias vão sair. Já começamos a licitação. Em cinco meses, teremos o novo. Temos que fazer todo um trabalho estrutural no prédio, e as famílias estão felizes da vida porque vão ganhar um apartamento novo. E, vamos ocupar um prédio que é estratégico - disse Cabral.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.