terça-feira, 16 de março de 2010

Empresas terão que substituir papelada fiscal por arquivos eletrônicos

( São Paulo, São Paulo, Brasil - Comunique-se - ) Nesse início de ano, empresas de diversos setores terão que se adaptar ao um novo sistema da Receita Federal que obriga as companhias a substituir toda a papelada contábil e tributária por arquivos eletrônicos. O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) padronizará os processos tributários para facilitar o cruzamento de informações entre os Fiscos municipais, estaduais e da União.

“O Sped aumenta a fiscalização e a arrecadação do governo, mas as empresas também se beneficiam com a diminuição da informalidade, a redução dos custos para o armazenamento de documentos e até a redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais”, avalia o consultor tributário Luiz Antônio de Lima, da Planefisco Consultoria Empresarial.

Este ano, a implantação entra na reta final abrangendo maior número de empresas Só o Sped contábil, passa de 8 mil para 180 mil contribuintes. “A previsão é que até o final de 2010, todas as empresas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no lucro real deverão substituir os livros fiscais em papel pelo modelo eletrônico”, acredita o consultor.

Oficializado em janeiro de 2007 por meio do Decreto nº 6.022, do governo federal, o Sped faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2007-2010) para informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. O Sped é composto por três subprodutos: o Sped Fiscal, Contábil e a Nota Fiscal Eletrônica. A ideia é tornar virtual todas as notas fiscais e a escrituração fiscal e contábil das empresas para integrar as três esferas fiscais da administração pública

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.