Será discutida a falta de equipamentos mecânicos para o meio rural
Rio - As reuniões da Comissão de Agricultura da Alerj, presidida pelo deputado Rogério Cabral, foram suficientes para debater a melhoria das condições da cadeia produtiva de alimentos no Estado do Rio e definir os temas que serão levados à discussão no II Rio Eco Rural, seminário que vai acontecer ainda neste primeiro semestre de 2010, em Nova Friburgo. Entre outros temas, serão discutidas, principalmente, a falta de equipamentos mecânicos para o meio rural, a ausência de estradas de acesso às áreas de produção, a dificuldade de acesso à educação para jovens que vivem no campo e, ainda, a criação de políticas de incentivos fiscais para o campo.
Também vai fazer parte da agenda uma discussão sobre as dificuldades de escoamento do que é produzido no campo. "Temos que providenciar todos os preparativos para repetir o sucesso do primeiro evento que realizamos no ano passado. O seminário será um meio de integração dos produtores rurais, que terão oportunidade de assistir palestras e ouvir informações que poderão influenciar positivamente no cotidiano de cada um daqueles que trabalham no campo", disse Rogério Cabral ao resumir as atividades no Rio Eco Rural.
Colaboraram na audiência da Comissão de Agricultura da Alerj, o ex-secretário de Agricultura do estado, Alberto Figueiredo, tratando dos problemas relativos à cadeia produtora de leite; o ex-presidente da Ceasa, engenheiro florestal José Cláudio Ururahy, explanando sobre a silvicultura no estado, e Rolf Dieringer, do Sítio das Palmeiras, que abordou os problemas da agricultura e do meio ambiente fluminenses. "Tendo em vista os problemas apresentados, vou sugerir a descentralização dos recursos da capital para o interior, maiores investimentos nas estradas e que o governo do estado apóie mais o produtor rural, para que ele continue no campo", defendeu Rogério Cabral, que também quer a criação de novos empregos no campo como forma de evitar o êxodo rural.
Fonte: O Dia On Line
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.