sábado, 3 de abril de 2010

Concluída licitação para construção do Frigorífico de Peixe

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Administração, concluiu nesta terça-feira a licitação para contratar a empresa que vai construir o Frigorífico de Peixe em Dourados. O termo de autorização de abertura de edital de licitação para o início da obra foi assinado pelo prefeito Ari Artuzi no ano passado, durante solenidade realizada na Embrapa Agropecuária Oeste, na presença de representantes de ministérios do governo Lula. Eles estiveram em Dourados para conhecer os projetos de piscicultura desenvolvidos no município.

O frigorífico, que terá capacidade de processar cinco toneladas por dia, será construído numa área localizada às margens da BR-163, próximo à Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa (Phac).

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauricio Peralta, com o frigorífico a produção de pescado na região da Grande Dourados poderá ser ampliada. “A obra significa a inclusão de Dourados na cadeia produtiva de pescado no Brasil”, afirmou.

Ele lembra que atualmente a produção de pouco menos de mil toneladas ano em Dourados é somente para atender a demanda local e ainda assim em datas específicas, como a Semana Santa, e as chamadas “vendas eventuais”.

Mudança

O secretário observa que o setor de piscicultura vai passar por uma mudança significativa e que de início, o frigorífico de peixe vai gerar em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. “A além de estruturar melhor a atividade com o aumento da produção, [a construção] vai representar um incremento da economia local e consequentemente a possibilidade de novos mercados, como pretende o projeto do governo federal para o setor em Dourados”, comentou Peralta. Ele lembrou que devido ao empenho do prefeito Ari Artuzi e da bancada federal do Estado, a cidade terá finalmente o seu frigorífico de peixe.

O prefeito Ari Artuzi ressalta que a construção do frigorífico vai trazer uma série de investimentos e vantagens para o setor. A abertura para exportação será o maior benefício.

De acordo com o prefeito, a região de Dourados tem todas as condições favoráveis para produzir peixe de qualidade e conquistar o mercado de vários países. “A prefeitura é parceira dos produtores. Sabemos das necessidades que eles têm e por isso fizemos de tudo para construir este frigorífico aqui. Nós fomos a Brasília, procuramos a bancada federal e com o apoio de todos conseguimos fazer esta obra virar realidade”, acrescentou Artuzi.

O Frigorífico de Peixe de Dourados é um projeto que será custeado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a prefeitura. A estrutura vai possibilitar a realização de todo o processamento do peixe que sairá do frigorífico pronto para a comercialização.

Fonte: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.