segunda-feira, 26 de abril de 2010

Friburgo Paisagem Cultural

A cidade de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, pode ganhar, ainda no final deste ano, a chancela de Paisagem Cultural. Criado em 1970 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o conceito de Paisagem Cultural confirma uma relação harmônica entre o homem e a natureza.

- O selo de paisagem cultural significa a confirmação de um pacto entre o Iphan e a cidade no sentido da preservação do meio ambiente e da valorização da cultura da cidade. Desde 1818, há relatos escritos e desenhos que comprovam a forte relação entre a população de Nova Friburgo e a natureza - ressalta Luiz Fernando Folly, coordenador de Patrimônio Material e Imaterial da Secretaria municipal de Meio Ambiente.

Além de Friburgo, a cidade do Rio também se candidatou à chancela, mas houve problemas na avaliação.

- Apenas 4% de mil quilômetros quadrados de área são ocupados pela cidade. Além disso, na cidade existem cinco Áreas de Preservação Ambiental. Tais dados ajudam na confirmação da chancela. O Iphan considera Nova Friburgo inteira como paisagem cultural porque a interação do homem com o espaço verde é muito forte - destaca Folly.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.