quarta-feira, 28 de abril de 2010

Quem vai preparado para uma negociação tem mais chances de acerto

Por Edilaine Morales Ramos

Negociação é uma relação de trocas ou de conciliação de interesses, com concessões, que, por definição, envolve riscos, fatalidades, descumprimento do acordo, rupturas, riscos conjunturais e até um não acordo.

Anote tudo que for relevante, não confie somente na memória; Deixe claro a sua proposta, não parta do pressuposto que o outro já sabe, esclareça; Em reuniões, fale somente o que puder repetir em público; Tenha uma definição clara sobre quem manda em que dentro e fora da sua empresa; Busque e analise dados da empresa e da pessoa com quem você está negociando. Quem vai preparado para uma negociação tem mais chances de acerto.

Na área de recursos humanos, aprendemos que saber a diferença entre Gestão de Pessoas (eu pago/eu controlo) e Gestão com Pessoas (parcerias/atividades inteligentes) é vital para o crescimento e desenvolvimento da equipe de colaboradores. Crie, treine e confie em sua equipe. Nessa ordem.

Evite os preconceitos, pois a própria palavra define: é um pré-conceito. Nós moldamos o comportamento das pessoas através de rótulos dos mais variados tipos e que, de alguma maneira, estão ligados a preconceitos. Respeite a opinião dos outros. Ouça sem interferir, procure se colocar na situação antes de tomar uma decisão.

O sucesso está atrelado a relacionamentos.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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