sábado, 3 de abril de 2010

Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural define comissão técnica de floricultura

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS-NF) promoveu reunião na última segunda-feira, 29, no Salão Azul da Prefeitura. Entre os assuntos abordados, foi criada e composta a Comissão Técnica de Floricultura e confirmado o ‘1º Encontro Técnico de Floricultura’ a realizar-se em 13 de abril, em Vargem Alta, 7º Distrito de Nova Friburgo.

A reunião do CMDRS contou também com a presença da gerente estadual em Projetos Sociais da Emater-Rio, Cristianne Mendonça, que falou sobre ‘O encontro da agricultura familiar com a alimentação escolar’. Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura e do Conselho, em breve, hortaliças, frutas e legumes a serem consumidos pelos alunos das escolas municipais serão provenientes da própria produção local, bem acima do que determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que determina que, no mínimo, 30 por cento da verba destinada a este fim, sejam empregadas na compra de produtos produzidos no próprio município.

A comissão, que tem como objetivo discutir, estudar e sugerir ações relacionadas ao setor ficou formada por: Afonso Henrique Jr. (Emater - escritório local); Márcia Reis (Sebrae/RJ - escritório Nova Friburgo); Marcelo Silva (assessor da Secretaria Municipal de Agricultura); Alexandre Jacintho (Escritório Regional - Emater); Celso Merola (assessor do Ministério da Agricultura); Raimunda Nazaré (Programa Florescer); Renato Linhares (Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultura - Embrapa Nova Friburgo); Martinho Bello (gerente estadual de Floricultura - Emater Rio); Carlos David Hosken (presidente da Afloralta - Associação dos Agricultores Familiares e Amigos da Comunidade de Vargem Alta); Carlos Alberto Bernardo da Silveira (presidente da Associação dos Produtores, Moradores e Amigos do Stucky); Leandro Farias Ferraz e Sandro Carlos F. Monteiro (Aprojan - Associação de Produtores Rurais da Janela das Andorinhas).

Festa da Flor e 1º Encontro Técnico

Durante a reunião na tarde da segunda-feira, 29, também foi discutida a realização da Festa da Flor, com previsão para o período de 27 a 30 de maio, mês do aniversário de Nova Friburgo, enquanto Márcia Reis, do Sebrae/RJ - escritório Nova Friburgo, prestou informações aos agricultores interessados na necessidade de adequação dos estatutos das associações de produtores rurais às exigências do novo Código Civil.

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizará o ‘1º Encontro Técnico de Floricultura’ no próximo dia 13 de abril, das 13 horas às 17 horas, na Escola Municipal Manoel José Nogueira Peixoto, localizada em Vargem Alta. O evento será realizado em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares e Amigos da Comunidade de Vargem Alta (Afloralta) e a Associação dos Produtores, Moradores e Amigos do Stucky e Colonial 61. Para participar do encontro, os interessados devem se inscrever numa das sedes das respectivas associações.

Programação

Coleta de embalagens de agrotóxicos e plásticos de estufas (9 horas), abertura, às 13 horas, pelo secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger, seguindo-se palestra, às 13h30 sobre ‘Utilização de plásticos na agricultura’, tendo às 14 horas o tema 1: ‘Exposição - Adubação: nutrição de plantas ornamentais’, tendo como palestrante Janie Jasmim (Universidade Estadual do Norte Fluminense -Uenf); às 15 horas e 50 – café, seguindo-se, às 16 horas, o tema 2: ‘Exposição – Controle Fitossanitário’, com o palestrante Alexandre Jacintho Teixeira (Emater-Rio). O encerramento será às 17 horas.

Fonte: SECOM/NF

Um comentário:

  1. oi Barbudo..
    Vou publicar esse post no meu PorTAL.
    Passe lá... acho que temos muito em como
    abraços floridos
    Sandra Braconnot
    Editora do Portal das Flores
    www.portaldasflores.org

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.