Uma pesquisa recentemente divulgada no mês de abril pelo CGI (Conselho Gestor da Internet no Brasil), relata que o número de brasileiros que fizeram cursos a distância pela Internet chega a cerca de 7 milhões de pessoas. E o maior foco da pesquisa é o uso de computadores na internet.
Pontos importantes da Pesquisa:
- Gera números contraditórios aos que são divulgados normalmente.
- Não foca apenas porcentagem de alunos de graduação em modo EAD, que não chega a um milhão de usuários.
- Aos entrevistados não foi medido seu grau de ensino.
O que foi possível detectar:
O levantamento gerou o percentual de 11% de quem fez, nos três meses anteriores à pesquisa, algum curso a distância, o que significa cerca de sete milhões de pessoas. A estimativa é que existam 63 milhões de pessoas que acessam a Internet no Brasil.
O número de usuários que utilizava a Internet nas áreas urbanas e rurais era de 53.915.258, enquanto no mesmo período em 2009 foram registrados 62.978.572 usuários. Com isso, verificou-se que, nos últimos três anos, o crescimento projetado anual de alunos de cursos pela Internet tem sido percentualmente maior que o crescimento do próprio número de usuários da rede no País. Isso seria um indicativo de que o uso da Internet para a educação cresceria numa velocidade maior do que a própria rede de computadores.
Além de perguntar a respeito do uso da Internet para realização de cursos, a pesquisa do Conselho Gestor da Internet também investigou outros usos que os internautas fazem da rede de computadores para a educação.
As conclusões são:
- 64% utilizam a internet para realizar pesquisas escolares em geral
- 21% buscam informações sobre cursos de pós-graduação
- 16% buscam informações sobre cursos técnicos a distância.
Isso representa um número grande de acesso á internet e as informações que nela contém, porém, falta do governo federal maiores investimentos em educação e acesso a tecnologia, que apesar desse crescimento ainda é um fator importante que faz do Brasil um país, muito mal colocado quando o assunto é educação e tecnologia. Até parece que quando olhamos ao nosso redor, vemos muitas pessoas com celulares, computadores, games e etc, demonstra uma certa “inclusão digital”, mas simplesmente só parece, pois se irmos, nas favelas e lugares mais distantes, enchergaremos muitas pessoas que nunca tiveramo contato com 1(um) computador.
Fonte: Empregati.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.