Maiara Tortorette
Há algum tempo as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento no mundo corporativo. Se hoje muitas empresas têm mulheres em cargos executivos e de liderança, esse cenário nem sempre foi assim; as poucas vagas existentes, e a elas destinadas, eram oportunidades apenas em funções operacionais. Levantamento de 2010 feito pela Catho Online revelou que, atualmente, o sexo feminino representa 21,88% dos cargos mais elevados (presidentes e CEOs), sendo que há treze anos eram apenas 10,39%.
Mesmo com tamanha evolução e a participação feminina no mundo corporativo ter aumentado consideravelmente nas últimas décadas, homens e mulheres ainda possuem remunerações diferentes, mesmo quando ocupam o mesmo cargo. Segundo informações da Pesquisa Salarial e de Benefícios, também realizada pela Catho Online, em média, homens podem receber salários até 70% maior do que os oferecidos a pessoas do sexo oposto. No entanto, é notável a tendência de que essa diferença diminua cada vez mais, já que em contrapartida, a mesma pesquisa identificou alguns cargos, como o de Professor e Arquiteto, em que a remuneração feminina alcança valor maior que a de seus pares masculinos.
Para Michele de Carvalho Gelinski, consultora de carreira da Chess RH, além da crescente conquista da mulher, existem algumas habilidades femininas que auxiliam no melhor desempenho, e consequentemente, na maior remuneração em algumas áreas. “Antigamente as mulheres eram vistas somente como ‘boas donas de casa’. Hoje, com toda a evolução que o mercado obteve, a mulher procurou se aprimorar, justamente para que pudesse unir sua vida profissional e pessoal, buscando adquirir um maior conhecimento e utilizando isso para agregar nas organizações”, explica. “As mulheres não vivem em função da competição nas organizações, e buscam qualidade de vida e resultados significantes para poderem galgar outras posições nas empresas onde atuam”.
A diferença salarial a favor das mulheres pode chegar a 25% dependendo da profissão escolhida, e em pelo menos 19 cargos elas levam vantagem sobre eles. Ainda de acordo com a pesquisa, a maior diferença ocorre no cargo de professor com doutorado e em seguida se destacam estilismo/modelismo e gerente de hotel, com 22%.
A gerente do Hotel Transamérica São Paulo, Vânia Aibara, que ocupa um dos cargos em destaque, também acredita que o mercado não possui mais um perfil único, e que realmente essas transações estão ocorrendo tanto para homens quanto para mulheres. “Hoje já deparamos sem estranheza com secretários e mulheres pilotos. É notável o número de famílias cuja renda principal é a da mulher, então os homens, alguns com mais desenvoltura que outros, estão se adaptando ao novo cenário”, acredita. “Nunca sofri nenhum impedimento na minha carreira por ser mulher e, por isso, tenho tendência a não perceber que o preconceito existe. De longe, essa não deve ser a preocupação das jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”.
Muitas vezes essas diferenças só ocorrem devido à maior participação ou habilidade de um ou de outro em determinadas áreas. Na área de humanas, por exemplo, é mais comum encontrarmos profissionais mulheres. Para Silvana Di Marco, gerente da Pesquisa Salarial da Catho Online, independente da questão financeira, o fato mais interessante é o progresso feminino, que é visível e que aumenta a cada ano. “Em todas as áreas as mulheres destacam-se por seu profissionalismo, habilidades e competências, progredindo na carreira com o mesmo desempenho que os homens”, explica.
Silvana acredita que a remuneração é o resultando de um trabalho bem feito, e que todos, homens e mulheres, devem desenvolver um bom trabalho para alcançar seus objetivos. “É uma questão cultural que está mudando lentamente. E a tendência é que essas diferenças entre homens e mulheres se tornem cada vez mais estreitas. No entanto, o mais importante que podemos destacar é que todo profissional deve estar preparado para os requisitos técnicos, administrativos, gerencias e comportamentais que um cargo exige. A remuneração virá como consequência deste conjunto de atributos aplicados a sua função”, finaliza.
Fonte: Carreira e Sucesso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.