domingo, 2 de maio de 2010

Produtos de origem animal para todo o Brasil

A partir de agora, Santa Cruz do Sul está credenciada no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisb). A portaria número 222, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira. O anúncio ocorreu em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, no gabinete da prefeita Kelly Moraes (PTB). O primeiro a ser beneficiado com a medida é o Frigorífico Gassen, que funciona há 11 anos em Linha Nova.

Junto com Rosário do Sul, a cidade está entre as primeiras do Estado a garantir o Sisb. O secretário municipal de Agricultura, Ademir Santin, destacou o empenho do deputado federal Sérgio Moraes e do senador Sérgio Zambiasi, ambos do PTB. “Era uma luta de dois anos”, recordou. O Sisb unifica e harmoniza os procedimentos de fiscalização dos produtos de origem animal. A certificação assegura ao frigorífico santa-cruzense a possibilidade de comercializar para todo o País. “Isso nos ajuda a implantarmos cada vez mais os projetos de diversificação com os quais o governo se responsabilizou junto aos agricultores de Santa Cruz”, ressaltou Santin.

Durante o processo, técnicos do Mapa realizaram seis vistorias até que o município viesse a ser habilitado. Dentre as exigências estavam a contratação de veterinários, aquisição de veículos para a realização das fiscalizações, treinamento prático para pessoal da inspeção local e aplicação das boas práticas de fabricação. Com o primeiro passo consolidado, o secretário destaca que outras agroindústrias podem obter a certificação. “Queremos fortalecer o crescimento desses setores”, sublinha.

O empresário Luis Fernando Gassen comemorou o credenciamento. “Estávamos limitados ao município e hoje poderemos vender nossos produtos para fora, buscando novos mercados.” O frigorífico, que conta com 36 funcionários, precisou obedecer a padrões de qualidade para conseguir o Sisb. Agora pode comercializar diferentes tipos de carne, incluindo bovinos, ovinos e suínos e avestruzes.

Conforme o veterinário Tiago Pretto, a equipe do Ministério da Agricultura é a responsável pelas auditorias que são executadas de acordo com a demanda. Entretanto, as agroindústrias precisam cumprir requisitos que vão desde a higienização, para evitar riscos de contaminação, até o controle de temperatura dos produtos.

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.