segunda-feira, 31 de maio de 2010

Rede EAD: aulas virtuais começam esta semana

Campo Grande (MS) - A Rede Nacional de Educação a Distância (EAD) do Ministério da Justiça (MJ) inicia na próxima quarta-feira, 2 de junho, em todo o País, as atividades do 19º ciclo de estudos. Em Mato Grosso do Sul, para este segundo ciclo do ano foram matriculados 4529 profissionais. O MJ informa que as aulas com carga horária de 40 horas/aula serão finalizadas em 2 de julho. Já os temas com duração de 60 horas/aula seguem até o dia 20 de julho.

A capacitação é voltada exclusivamente para profissionais de Segurança Pública, policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários e integrantes da perícia técnica e identificação. Os cursos da Rede EAD são ministrados a distância e totalmente gratuitos, oferecem educação continuada, integrada e qualificada, com carga horária de 40 ou 60 horas/aula, de acordo com o tema escolhido. Atualmente a rede conta com 59 temas.

Este ciclo terá novamente a participação dos alunos do Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, um dos cursos que integram a grade do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Fazem parte da grade curricular do curso as disciplinas “Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial”, Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, Polícia Comunitária, Redação Técnica, Uso Progressivo da Força e Violência, Criminalidade e Prevenção, com 60 horas/aula cada.

A Polícia Militar formou em maio deste ano 271 cabos (foto), através da Rede Nacional de Educação a Distância. "Além das 360 horas/aula dos cursos on-line, os militares terão atividades práticas realizadas nas próprias unidades onde são lotados. Ou seja, com o conhecimento teórico será agregado também o conhecimento prático", informa o comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Formato das aulas

Mesmo a distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos.

Além do material de apoio, eles também aprendem por meio de vídeos e debates que podem ser acessados a qualquer momento. Cada curso disponibilizado na rede EAD é composto por módulos, divididos em tópicos ou em aulas. Além do conteúdo, o aluno encontra: exercícios de fixação, sugestões de links, glossário - quando necessário - e materiais complementares – também quando necessário.

Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à internet, o MJ coloca à disposição 270 telecentros em todo o País com computadores e equipamentos de áudio e vídeo. Mato Grosso do Sul conta com sete telecentros à disposição dos participantes da Rede Ead, três em Campo Grande e um na cidade de Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas.

Como participar

Interessados em participar dos cursos devem ficar atentos ao calendário de atividades da Rede EAD. O 20º ciclo de estudos recebe inscrições de 13 a 17 de agosto ou até atingir o limite de 200 mil inscrições. Mais informações através do site www.mj.gov.br/ead ou www.twitter.com/pronasci .

Fonte: Pantanal News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.