sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sinfônica dos Fuzileiros Navais se apresentará no Teatro Municipal pelo aniversário de Nova Friburgo

Concerto, com entrada franca, abre Centenário do Sanatório

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta em Nova Friburgo neste domingo, 16 de maio, em comemoração ao 192º aniversário do município e também abrindo os festejos do centenário do Sanatório Naval, que se completará em 30 de junho. O evento tem entrada franca e acontece às 20 horas, no Teatro Municipal, na praça do Suspiro.

Uma parceria da Prefeitura de Nova Friburgo, através de diversas secretarias municipais, a realização prevê um público de 600 pessoas. Segundo o vice-diretor do Sanatório Naval, o capitão de corveta Ivo José Dutra da Costa Pinto, a apresentação deverá durar uma hora e vinte minutos. A Sinfônica estará composta por 85 integrantes e 8 gaiteiros, entre oficias, regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, de ambos os sexos.

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros navais se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais pela diversidade de sua formação instrumental e a abrangência de seu repertório, transitando do erudito ao popular. Além dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, utiliza toda a família das madeiras, metais, vasto naipe de percussão e cordas (piano, contrabaixos e violoncelos) e gaitas, podendo a formação ser alterada de acordo com a natureza das obras.

Atualmente, a banda encontra-se sediada na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, apresentando-se em todo o território nacional e no exterior, sempre divulgando o Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha do Brasil.

Histórico

A Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais tem origem na antiga Brigada Real de Marinha, que acompanhou a família real portuguesa, assim que desembarcou no Brasil, em 1808. De lá pra cá, o conjunto conquistou prestígio nacional e internacional e entre as apresentações mais importantes destacam-se: concerto realizado na Inglaterra, no Palácio de Buckingham, para a Rainha Elizabeth II em 1952, além da premiação em 1974, em Hamburgo (Alemanha), quando a Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais foi premiada em um concurso internacional.

Atualmente, a Banda Sinfônica possui um vasto repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. Todos os integrantes tiveram formação e aperfeiçoamento realizados na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo a Marinha Brasileira a única força armada que possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos, integrada na estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais.

Programa

1ª parte – regência do Primeiro-Tenente (RM2-T) Thiago Santos

Hino Nacional Brasileiro (Francisco Manuel da Silva)

Abertura Candidi (L. Bernstein)

O magnum mysterium (M. Lauridsen)

E lucevan le stelle (G. Puccini) – com o solista SG Roberto Ricardo

Viva música (A. Reed)


Intervalo


2ª parte – regência do Capitão-Tenente (ASN) Nerias Morel

Fanfarra olímpica (J. Williams)

Sento uma forza indomita (da ópera O Guarany) – com os solistas SG Ewandro Stenzowski e SG Patrícia Monção

Can you feel the love tonight (Elton John) – arranjo do SG Jonhi Bandeira e participações dos solistas SG Jéssica Mendes e CB Elias Pinheiro e de gaitas escocesas do CFN

Somos todos iguais nesta noite (Ivan Lins) – arranjo do SG Gilson Santos

Encerramento

Malambo (A Ginastera)

Cisne branco (Antônio Manuel do Espírito Santo)

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.