300! Pátio cheio em Itaipava
Cerca de 300 automóveis lotaram no último domingo, 23 de maio, o estacionamento do Shopping Villarejo. Não! Não era nenhuma mega liquidação e os automóveis não eram, como diriam nossos avós “de último tipo”. O charmoso distrito de Petrópolis, na Região Serrana Fluminense, foi sim invadido por veteranos fabricados há pelo menos 25 anos, que foram prestigiar o XI Encontro de Automóveis Antigos de Itaipava, que anualmente é sinônimo de sucesso.
Antigomobilistas dos mais diversos municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais, muitos em nome de seus clubes, deram um visual e colorido especiais, com gostinho de passado, a esta famosa região turística, frequentada por artistas, intelectuais, colunáveis, empresários e gente chique em geral. Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Paraíba do Sul, Marica, Búzios, Juiz de Fora e Barbacena foram algumas das cidades presentes.
E os aficionados petropolitanos também marcaram forte presença, não somente visitando a exposição, mas também tirando da garagem os seus automóveis clássicos. Petrópolis é conhecida por reunir um grande número de apaixonados por máquinas antigas.
Bem em frente ao Shopping, dando ás boas vindas a expositores e visitantes, DKW Belcar, Gordini, Fiat 850, Simca Chambord e FNM 2150 (JK), todos impecáveis e pertencentes a colecionadores da cidade, davam uma boa idéia do que o visitante iria encontrar lá dentro.
Os opaleiros petropolitanos
O recém criado Opala Clube de Petrópolis, também marcou forte presença, trazendo para o encontro cerca de 15 automóveis de seus quadros, para a alegria dos fãs deste que é um dos mais queridos automóveis já fabricados no Brasil.
Brasília 1980 e Landau 1979
Também representando a indústria nacional, mas de um passado mais recente, diversos VW Passat — a maioria fabricada já na década de 1980 — certamente trouxeram boas lembranças a quem hoje está na casa dos 30 anos. Fuscas, Pumas, Karmann-Ghias, Muiras, Santa Matildes, Corcéis, Chevettes, Rurais, Variants, Dodges, MP Lafers... tinha de tudo um pouco em termos de carros brasileiros. Vinda da vizinha Teresópolis, a Brasília 1980 azul marinho, de José Augusto Portugal é daqueles carros de causar admiração pelo excepcional estado de conservação. Outros que merecem um comentário extra são o Landau 1979 de Antonio Pavão, o Fusca 1967 de seu irmão José Carlos e o Opala Coupê 1974, de Marcelo Vieira — que acaba de passar por uma completa restauração.
Quem curte importados pode se deliciar com Chevrolet Bel Air 1956, Oldsmobile 76 Dynamic Stile Sedan 1946, Impalas 1959 e SS Street 1967, Chevrolet Caprice 1992, Borgward Isabella Combi, Pick-up GMC 1950, Mustang Hardtop 1966 e — de cair o queixo — um Corvette 1959 que parecia ter acabado de deixar a linha de montagem da Chevrolet.
O lindo dia de domingo, com aquele solzinho gostoso de quase inverno da serra ajudou a criar um clima gostoso de confraternização e coleguismo que os antigomobilistas tão bem conhecem. Evento que é motivo de orgulho para nós do Portal Maxicar, que somos de Petrópolis!
Fonte: Maxicar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.