sábado, 19 de junho de 2010

Encontro em Nova Friburgo consolida Plano Estadual do setor

Estado e município debatem temas relevantes para a cultura fluminense

Boa parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura participou do Encontro Municipal de Cultura na Região Serrana promovido em Nova Friburgo pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na quinta-feira, 17, na Casa da Cultura, em continuidade ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, abriu o encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria estadual: Zeca Barros, coordenador do Plano Estadual de Cultura; Delmar Cavalcante, coordenador do Sistema Estadual de Cultura e Daniela Camargo, assessora de imprensa.

A idéia do encontro é ouvir, até agosto, artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades e gestores públicos dos 92 municípios do Estado para aprofundar o diagnóstico iniciado em reuniões realizadas no ano passado. A discussão girou em torno da definição de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense, e para tanto, a importância de trabalhar regionalmente, respeitando as especificidades de cada município e, assim, de seus distritos e micro regiões.

Uma das ações do Estado que ganhou destaque foi o resultado do desdobramento de um diagnóstico inicial que criou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cultura dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec), que beneficiará todos os municípios fluminenses (exceto a capital) ainda este ano, através do repasse de R$15 milhões para projetos na área de cultura.

Referência no Estado

A Secretaria de Cultura de Nova Friburgo apresentou três projetos: de estruturação de Departamentos da própria secretaria; para aquisição de equipamentos para facilitar a afluição da cultura local e o de mapeamento e diagnóstico da cultura friburguense. Para o secretário Roosevelt Concy, o município vem se destacando pela organização e clareza de metas, o que torna a cidade uma referência no Estado.

Representantes do Conselho Municipal de Cultura (Nova Friburgo) marcaram presença, assim como de municípios vizinhos e dos distritos de Lumiar e de São Pedro da Serra. E como o encontro foi dividido em duas partes, iniciou-se uma discussão ainda na parte da manhã sobre a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de forma a fortalecer o Fundo Municipal de Cultura e criar mecanismos para favorecer também os agentes e produtores culturais que trabalham com eventos de pequeno a médio porte.

Segundo informações, a Câmara Municipal está estudando o texto para a elaboração de uma minuta sobre a referida Lei, sendo que na opinião do secretário Roosevelt, “ainda este ano o assunto será resolvido e virada a página de mais um capítulo da história da cultura friburguense”.

Durante o período da tarde foram discutidos ainda temas como: a divisão geopolítica do estado; a importância da história para a identidade local, a valorização da cultura no município; a eficiência da gestão pública; equipamentos culturais e capacitação profissional para os gestores públicos.

Mês que vem, conferência regional

Ficou agendado para 31 de julho em Nova Friburgo a 'Conferência Regional de Cultura', que deverá apresentar uma compilação dos aspectos relevantes à cultura fluminense. Zeca Barros, coordenador do Plano Estadual de Cultura, ao relacionar ações da SEC, aproveitou o momento para divulgar o Portal www.cultura.rj.gov.br , onde constam editais, e colocou à disposição de todos, o 'Escritório de Apoio à Produção Cultural', criado a partir da demanda em relação ao Edital para Pontos de Cultura, no ano passado.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.