quarta-feira, 2 de junho de 2010

Frigorífico fecha as portas e deixa 700 pessoas desempregadas

Segue até sexta-feira, a Sexta Semana dos Alimentos Orgânicos no MS. O evento é uma realização do Sebrae/MS e a Superintendência Federal de Agricultura, em quinze cidades do interior o Estado. A semana tem como objetivo esclarecer a comerciantes, produtores e a população o que são e os benefícios dos alimentos orgânicos e estimular o consumo desta produção que a cresce 30% ao ano no Brasil. Em Campo Grande, em parceria com a prefeitura municipal, todas as quartas-feiras é realizada na praça do Rádio Clube a Feira de Alimentos Orgânicos com produtores do entorno da cidade. Marcus Rodrigo de Faria, gerente de agronegócio do Sebrae, comemora o sucesso da feira.

Para tanto, está em estudo mais um dia de realização para a feira para a exposição de mais produtos. Para o gerente do agronegócio outro desafio é organizar os produtores para não perder oportunidades.

O outro projeto em parceria com o Sebrae é realizado junto a um grupo de produtores do Pantanal. São 18 criadores que sentiram a necessidade de mudanças na produção por causa das dificuldades de escoamento e do período de engorda com as cheias típicas da região.

A carne orgânica certificada é comercializada desde 2007 nos principais supermercados do Brasil. A semana é aberta á população e aos produtores. Basta comparecer ás palestras no auditório do Sebrae, na avenida Mato Grosso, nº 1.661. Nesta quarta-feira haverá atividades na Feira dos Orgânicos na praça do Rádio e no interior estão previstas palestras nas escolas municipais em cidades como Dourados, Glória de Dourados, Jardim, Bela Vista, Nioaque, Juti e Caarapó.

O município de Iguatemi, distante 466 quilômetros de Campo Grande prevê uma crise em precedente com o fechamento do Frigorífico Frialto, uma vez que a demissão de 700 funcionários causará um impacto negativo muito forte na economia da cidade, com pouco mais de 12.500 habitantes.

Há rumores de que o frigorífico seria vendido ao Grupo Friboi. O presidente do sindicato dos trabalhadores na área, Fábio Alex Bezerra, questiona então o fechamento da empresa se ela vai ser vendida.

O prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde(PSDB), e o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Marcio Margatto, pediram socorro ao senador Delcídio do Amaral (PT) e aos deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT) e Waldemir Moka (PMDB) para evitar a demissão de 700 funcionários do frigorífico Frialto, anunciado pela direção da industria na sexta-feira da semana passada. Também foi encaminhado ao governador André Puccinelli(PMDB) um ofício solicitando a interferência no assunto.

O prefeito Jose Roberto Arcoverde, falou á Rádio Transamérica Hits Campo Grande - FM 99,1 Mhz, da situação e da expectativa da comunidade por causa do fechamento da maior indústria da cidade. Em contato com os donos da empresa, o prefeito diz que a justificativa dada pelos proprietários do grupo foi dificuldade financeira. A direção da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul já declarou apoio aos produtores que podem ter pagamento prejudicado caso o frigorífico feche as portas. O prefeito destacou que conta com o apoio da secretaria de Produção e Turismo, Teresa Cristina Correia da Costa.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.